07 janeiro 2012

A Grandiosidade de se reconhecer Pequeno

Todo mundo, quer ser grande! todo mundo sonha por mais que infeliz tenha se tornado pela vida, um futuro feliz, ninguém vira pra você e fala ahh eu sonho tanto em trabalhar na pior empresa do mundo! em ter o pior salário, em ter a pior condição de vida...se alguém um dia chegar perto de você e falar isso, ela está certamente, com um grande problema de auto-estima.

Mas é isso aí, nascemos para sermos grandiosos! tudo na vida tem um potencial a ser explorado, a ser investido e crescer, vamos explorar bastante a semente. A semente é somente um embrião de uma planta. É uma futura árvore. Mas ainda não é árvore. Ainda tem muitos processos a serem vencidos e conquistados, tem o periodo de ser mudinha, tem o período de dar as flores, e o de dar os frutos. Mas vamos começar pelo começo.

Uma semente, o que ela têm de grandioso? Para a semente, ela está a espera da água pra cumprir o seu papel que lhe foi planificado por Deus. A meta da semente é se tornar uma muda, ela precisa da água para nutrir e hidratar as células , e da luz do Sol, para realizar a fotossíntese também precisa da terra, pra se firmar e requerer os nutrientes necessário para o crescimento. Bom a semente precisa destes três fatores. Nós também precisamos de nutrientes, luz e água. Temos como o que dá sustento em nossa vida espiritual a Eucaristia, a palavra pronuncia que edifica, a intercessão dos amigos de fé, enfim tudo aquilo que nos dá sustento em nossa caminhada, talvez você tenha lembrado de mais alguns...Como Luz em nossa vida temos Cristo, para nos guiar, para nos dar sentido em meio as trevas e sofrimento. E como água, a própria fonte da água viva, que jorra do lado direito do templo. O Espírito Santo pode ser considerado analogicamente essa água que alimenta e hidrata da sequidão do pecado.

A semente está começando a crescer e começa a se fundamentar, criar raízes, está sementinha que é católica, edifica a sua raiz em uma rocha: Deus. Rocha firme e inabalável. Porém, outras sementinhas também cresceram e se tornaram mudinhas e plantas, elas querem a luz do sol que é Cristo, mas por desobediência, egoísmo querem a luz do Sol só para elas, ofuscando a pobre mudinha. Na nossa caminhada também encontramos gente assim, que por muitas vezes querem aparecer pra Deus, ou para a árvore que aponta pro caminho do céu, no caso padres, ou líderes. Parece que o sol só pode ser delas, e crescem em hipocrisia.

A mudinha cresceu em meio as dificuldades, e agora já é uma plantinha, bem enraizada, bem hidratada, e bem iluminada. Agora começa a aparecer a época de se recolher, é preciso se interiorizar par poder crescer mais, e prosseguir com  a próxima etapa, que é dar frutos. Pois bem, a planta precisa agora reunir todos os seus nutrientes, e investir na produção das flores. As flores são as nossas investidas na proclamação e evangelização, ou o nosso trabalho na igreja, nosso trabalho para Deus. Produzimos o mais belo, para que os outros possam ver a nossa luz, nossa flor, e se auto-estimularem a mudar pro lado do Jardim de Cristo. Muitas vezes meus caros, vemos nossos trabalhos sendo perdidos, sendo criticados, sendo arruinados pelas mãos humanas, parece que não valeu o sacrifício de ter ajudado na missa, no grupo de oração, nos sentimos como que não demos conta do trabalho. Mas a palavra foi lançada ao vento, como pólen, e fecundou muitos corações, ou não. Se caso de não, é preciso rever o que está acontecendo, e investir novamente de novas flores, mais trabalho!

Bom a sementinha católica, já produziu as suas flores, mesmo com muito custo. E agora chegou a hora, a grande hora, o clímax da história de vida de um vegetal. Dar frutos. É aí que vemos qual o tipo de planta, se é boa ou ruim. É aí que a conhecemos. Depois de muita oração, muito jejum e muita fé. Conseguimos conquistar alguém pra Deus, fomos varas na mão do Senhor! ou melhor iscas. Nos comprometemos a entrar como ovelhas no meio dos lobos, para anunciar o reino, e com a certeza que o Pai nos restagataria no momento certo, livre de qualquer perigo.

A promessa da semente era ser grande! ser árvore. Assim cada um foi sonhado por Deus a ser grande. Mas precisamos aprender com a semente, é preciso se reconhecer pequeno, se colocar no seu devido lugar, isso é ser humilde. não é se colocar nem acima, nem abaixo dos outros, é o lugar certinho. Também é preciso sempre acreditar e investir em crescer pra cima. Não pra baixo. Sempre no rumo do céu, sempre contra o mundo, no caso a gravidade. Assim Também precisamos nos enraizar em Cristo, nos edificar e crescer rumo ao céu, para que possamos dar bons frutos, e que não sejamos cortados e lançados na fogueira. Fogueira não é o rumo de uma planta, do mesmo modo, o homem não nasceu com o rumo ao inferno!


Paz e Fogo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário