27 novembro 2011

Evangelho em Mangá!!!!

Eis o Mangá Messias...
Estarei publicando alguns trechos da revista "Manga Messias". Adaptação dos quatro evangelhos em Mangás, que são Histórias em Quadrinhos ao estilo japonês!

Confiram!
(a medida que eu for digitalizando vou postando no blog!)





logo, mais páginas!
ao todo são 281 páginas!
ainda temos uma grande caminhada!
aos poucos vamos indo...


25 novembro 2011

Contagem regressiva para: Manga Messias!

Preparem-se para a divulgação do "Manga Messias"

Mangá que conta as histórias do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Em breve estaremos divulgando!

Faltam: 3 dias


22 novembro 2011

Enche-me Espírito!

Dizem que saco vazio não para em pé!mas se dizermos e professarmos que queremos ser cheios do Espírito de Deus, vamos nos encher do ruáh, o vento, esse vento que sobra aonde quer, e que ninguem pode segurar, esse vento que sopra aonde quer, e que ninguem pode segurar, esse dínamos, essa água-viva, o fogo que incendeia nossa alma!

Ficaríamos perdidos por tantas conotações e atribuições simbólicas para o Espírito Santo, se fossemos analisar em uma ótica humana, ele é fogo, vento, água, impulso, vontade, vida, enfim, uma explosão criativa de Deus. O Espírito Santo é isso! é o mistério. Do mesmo modo que não compreendemos como ele é muitas vezes, não compreendemos como ele age, e principalmente quando não age, ou pelo menos não se manifesta exteriormente.Só sabemos que esse Dom de Deus (e podemos afirmar que: como Jesus, Deus Filho, foi nos dado para a redenção dos homens, o Espírito Santo nos foi concedido a fim de que toda a humanidade seja santificada!) é a própria promessa feita pelo Pai.

Assim como preciso estar cheio do Espírito Santo, para testemunhar o nome de Jesus, levar a boa nova, carregar as manifestação e o amor de Deus aos outros, é preciso para estar repleto da graça do Espírito, abrir o coração, só isso.simples assim!

Lembrando que nossos pecados não influencia

21 novembro 2011

Entevista com Padre Antonello


Padre Antonello

"O repouso do Espírito é como um dom, um presente particular que Jesus dá às pessoas"


Fale um pouco sobre o fenômeno conhecido como repouso no Espírito Santo.

O repouso do Espírito é uma novidade que está aparecendo agora, nestes últimos 25, 30 anos. Antes, era muito menos espalhado esse dom. Era mais para os santos como Santa Gema Galgani, Santa Teresa D’Avila. Padre Pio me parece que recebeu os estigmas durante o repouso do Espírito, tanto que, lá em San Giovanni Rotondo está escrito: "Eu me senti cair, repousei e vi cinco flechas, raios, que tocavam as minhas mãos, os pés e o coração".
Então, somente alguns santos viveram essa graça. Agora, ela está mesmo "explodindo" em muitas pessoas, depois desta descoberta do Espírito Santo, depois do Concilio do Vaticano II. O repouso do Espírito é como um dom, um presente particular que Jesus dá às pessoas e onde as pessoas são penetradas, eu dizia como um "laser" que penetrasse violentamente uma parede de inox. E por que dou este exemplo? Porque nós com nosso corpo, músculos e nervos, somos fechados à ação de Deus, à ação dos outros e não acreditamos mais em nós mesmos...
Jesus, para falar aos nossos corações e curar nossas feridas, deve, através desse dom, penetrar esse "aço", que é o nosso corpo. Na presença desse sobrenatural, a pessoa não agüenta mais; cai no chão e lá, uma vez que se abandona nos braços de Deus, Jesus pode operar a maioria das curas que opera quando na maioria dos repousos do Espírito, são curas interiores, porque Deus quer fazer de nós, primeiramente, filhos verdadeiros, profundamente curados na interioridade de nosso ser, na liberdade de nosso inconsciente, que atrapalha demais o nosso mundo de hoje. Também, às vezes, cura fisicamente, porque você pode saber, como vocês todos da Internet podem saber, que no corpo a pessoa é uma coisa só, não só o físico, não só alma, espírito, mas sim num todo. E quando Jesus age, age por completo, na Sua maravilha. O que acontece: no repouso do Espírito a pessoa se sente renovada. Para terminar, como na transfiguração, onde Pedro, João disseram: "Meu Deus, deixe que fiquemos aqui, porque é muito belo o que vemos”. É Deus que se revela com sua força, com sua maravilha, é claro que, além do repouso do Espírito, desse êxtase que acontece na pessoa, precisa depois continuar a viver comprometida, porque senão o repouso do Espírito não tem efeito. Mas se a pessoa vive comprometida, se entrega completamente a Deus, é uma etapa fundamental para poder crescer.


O senhor está lançando o livro "Repouso no Espírito Santo". Quais os temas abordados neste livro?

Eu tive a idéia de escrever esse livro, porque no documento 53, da CNBB, os bispos pedem para poderem estudar, para poderem experimentar e estudar teologicamente estes dons: dons de língua, dons de cura, dons de ciência... entre eles o repouso do Espírito, e diz entre aspas aos bispos para terem cuidado para ser realmente uma coisa de Deus. Sendo que tenho 12, 14 anos de experiência com esse tipo de dom, de presente de Deus, decidi escrever esse livro onde eu trato dos vários momentos que acontece esse encontro íntimo com Deus, quando não é um encontro, em um repouso do Espírito, quais são os momentos que acontecem, quais são as dificuldades. Conto de muitas experiências, tento exemplificar alguns santos que receberam repouso do Espírito para, deles, dizer para todo mundo como é importante crescer nesse dom. É um livro de 140, 150 páginas, onde eu tentei colocar muitos testemunhos para poder mostrar que, também no povo de rua, no meio dos meninos de rua, acontecem graças maravilhosas: meninos que deixam drogas, alcoólatras que depois do repouso no Espírito não bebem mais e pedem para serem levados para a nossa casa de recuperação... tantas graças, tudo isso com o repouso do Espírito.

Faça uma oração pedindo o batismo do Espírito Santo para nossos internautas.

Neste momento, antes de rezar, gostaria que você se colocasse na serenidade do Espírito, pedindo que tudo o que é a Internet possa ser purificada, todos vírus, as maldades, todas as abominações, que possam ser destruídas neste momento e você, fechando os olhos, abandona-te, abandona-te completamente e deixa que Deus possa agora se colocar do seu lado, mover as suas mãos, teus dedos e, sobretudo, penetrar nas suas feridas, as suas mãos chagadas, dentro do seu coração. Eu lhe peço, Senhor Jesus, que o Senhor possa cuidar desses filhos e filhas que navegam na Internet. Que eles possam ter a força de superar as tentações de procurar coisas erradas, mas fiquem sempre abandonados, através da Internet, no Seu amor misericordioso. Que possam usar esse instrumento, Senhor Jesus, para poder espalhar a Sua verdade e a Sua palavra. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

20 novembro 2011

O Senhor é Rei

É com grande alegria que professamos essa verdade hoje, a Igreja no mundo inteiro se volta para o Senhorio de Jesus, este que verdadeiramente nos libertou, aquele que nos guia, aquele que nos rege, Cristo é Supremo Rei, Rei de todo o Universo, por Ele todas as coisas foram criadas! O único digno de todo louvor, e por mais que celebremos a grandiosidade de Cristo, Ele ainda se faz pequeno, do tamanho dos teus servos, que estão mais pra amigos, e se rebaixa para nos encontrar!

O Rei da Humildade

Cristo é imensamente poderoso, mas em todo o seu poder, ele nos deixa abismados, por que Ele nos ama tanto? por que ele deu sua vida, deu seu corpo, seu sangue, seu sofrimento, em nossa honra? Ele não precisava ter passado por todo o processo da paixão, morte e ressurreição, mas ele quis, e a única coisa que resta para afirmar os motivos de Cristo, foi por que Ele amou, e ensinou-nos a conjugar o verbo amar!

Napoleão, grande imperador, uma vez foi questionado, ele que havia feito tantas coisas grandiosas, por que não criaria uma religião, e ele responde...
_Eu não crio uma religião por dois motivos: Para se criar uma religião é preciso morrer em uma cruz, eu não quero morrer em uma cruz. Segundo, é preciso ressuscitar, e isso eu não sei fazer, e não estou afim de arriscar morrer pra saber.

O senhor é rei, o senhor é meu pastor e rei...
É  Supremo Rei por que o reino dele não é deste mundo
É  Supremo Rei por que somos seus servos, todos os filhos de Deus
É  Supremo Rei por ser filho de Deus
É  Supremo Rei por ser o filho da Rainha!!!


19 novembro 2011

Como deve ser um Grupo de Oração!?


Apostila de nº 2 da Escola Paulo Apóstolo


1. Introdução:

O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica e caracteriza-se por três momentos distintos: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança. Pessoas engajadas na RCC, líderes e servos – através de encontros, orações e formação – buscam “fazer acontecer um processo poderoso de renovação espiritual, que transforma a vida pessoal do cristão e todos os seus relacionamentos com Deus, com a Igreja e a comunidade”. ² Grupo de Oração é uma comunidade carismática presente numa diocese, paróquia, capela, colégio, universidade, presídio, empresa, fazenda, condomínio, residência, etc, que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos de vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo, que tem na reunião de oração sua expressão principal de evangelização querigmática e que, conforme sua especificidade e mantendo sua identidade, se insere no conjunto da pastoral diocesana ou paroquial, em espírito de comunhão, participação, obediência e serviço. “O objetivo do grupo de oração é levar os participantes a experimentar o pentecostes pessoal, a crescer e chegar à maturidade da vida plena do Espírito, segundo os desejos de Jesus: 'Eu vim para que as ovelhas tenham vida e a tenham em abundância' (Jo 10,10b)”.³ Aqui, o Grupo de Oração será estudado em seus três momentos distintos: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança, com base em Atos 2, 1-47. É necessário discorrer, de forma prática, sobre cada momento do Grupo de Oração e sobre como levar os seus participantes à vivência do batismo no Espírito Santo, para uma vida de santidade e serviço. Mas, antes, é preciso descrever a missão do coordenador do Grupo de Oração. “Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor” (Col 3, 23-24).

2. O coordenador do Grupo de Oração

Cada grupo de oração deve ter um coordenador que, junto com o núcleo de serviço, num trabalho conjunto, é responsável por ele:
“O papel do chefe consiste, principalmente, em dar exemplo de oração na própria vida. Com esperança fundada e solicitude cuidadosa, toca ao chefe assegurar que o multiforme patrimônio da vida de oração na Igreja seja conhecido e aplicado por aqueles que procuram renovação espiritual, meditação sobre a Palavra de Deus, uma vez que a ignorância da Escritura é ignorância de Cristo (...) Deveis estar interessados em proporcionar comida sólida para a alimentação espiritual, partindo o pão da verdadeira doutrina..”.4
É importantíssimo que o coordenador seja uma pessoa de intimidade com Deus, de intensa vida de oração e de escuta, para que Jesus seja o Senhor do Grupo de Oração e o Espírito Santo conduza.
O líder a serviço é aquele que orienta e conduz. Liderança não é dominação; a liderança espiritual é diferente da liderança humana. Coordenar não é fazer tudo, não é autoritarismo, mas sim distribuir os trabalhos, ouvindo a vontade do Senhor na oração, para colocar cada pessoa na atividade certa.
O modelo de líder é Jesus. Por isso, o coordenador deve estar sempre a serviço (cf. Mt 20, 25-28). A prioridade do serviço é o amor. O coordenador, conhecendo as necessidades das pessoas que participam do Grupo de Oração, agindo com toda sabedoria e discernimento do Espírito, deve buscar a unidade do grupo. “Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17, 21).
O coordenador não deve fazer nada mecânica ou superficialmente. A obra do Senhor e, por isso, é necessário fazer tudo com amor e por amor. Para isso, deve pedir os dons do Espírito Santo, principalmente os da Sabedoria, Entendimento e Discernimento: “A sabedoria do coordenador alimenta-se permanentemente de sua experiência de Deus e do relacionamento pessoal e profundo com Ele... Aliás, a experiência de Deus Pai, de Jesus vivo e do Espírito Santo é o fundamento da vida cristã e a graça maior do batismo no Espírito Santo”.5
É importante que o coordenador observe outros coordenadores e troque experiências, bem como visite outros grupos para absorver os frutos da oração comunitária de maneira mais livre, sem que esteja na condução da reunião. Experiências bem sucedidas podem enriquecer outros grupos de oração. Em resumo, são características do bom coordenador:

● Aberto, acolhedor, não se abate facilmente, é artífice da unidade e da paz (cf. 2 Tim 1, 6-9);
● Organizado, obediente, de boa intenção (cf. Bar 6, 59-62);
● Tem consideração com os outros (cf. 1 Tes 5, 12,13)
● Caminha no Espírito (cf. Gl 5, 24-26);
● Tem domínio, encorajando os tímidos, controlando os faladores;
● Tem zelo, ordem, compromisso e pontualidade;
● Tem uma mentalidade aberta à ação do Espírito Santo, que quer transformar sem cessar;
● É conhecedor da doutrina da Igreja.

Ainda, é necessário que o coordenador:
● Dê oportunidades a todos;
● Apóie e reconhecimento o crescimento do irmão;
● Faça servos líderes, melhores que ele;
● Não resista às mudanças (cf. Rm 12, 2);

Cabe também ao coordenador discernir com o núcleo de serviço as necessidades do Grupo de Oração e, a partir daí:
● Usar criatividade nas reuniões de oração;
● Proporcionar seminários, retiros de primeira experiência, aprofundamentos de finais de semana;
● Encaminhar para eventos da RCC e outros;
● Aproveitar todas as oportunidades para o crescimento, a perseverança e a santidade de cada um.

O coordenador é um líder. O Grupo de Oração precisa de sua liderança fiel ao Senhor, sábia e santa. “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda” (Jo 15, 16).


3. O núcleo de serviço: primeiro momento do Grupo de Oração

O Grupo de Oração não se resume à reunião de oração, embora esse seja o seu momento peculiar. Há necessidade de se ter uma caminhada programada que considere as necessidades dos participantes e como fazer para supri-las de forma contínua e com qualidade.
Um bom planejamento para o Grupo de Oração abrange todos os serviços e ministérios, e assim pode-se trabalhar de forma coordenada porque cada um sabe o que fazer, e todos sabem para onde estão indo. Inclui também mecanismos para desenvolver o crescimento e a perseverança dos membros, introduzindo-os numa experiência comunitária e catequética.
Todo grupo de oração carismático tem sua coesão, boa ordem, planejamento e continuidade assegurados pelo núcleo de serviço, que é um pequeno grupo de servos que assume o grupo todo em sua espiritualidade e estrutura. As finalidades do núcleo são: 6

a) Avaliar o que Deus fez em cada reunião de oração, não dizendo “foi bom” ou “deveria ter sido melhor”, mas discernindo em oração o que Deus disse. Pode-se avaliar como foi a reunião respondendo, com todo o núcleo, a alguns questionamentos, tais como: “Houve ensinamento?”, “Os louvores foram cheios de amor e alegria?”, “Os cantos foram ungidos e levaram o povo a louvar?”, “Como foi a acolhida?”, “Houve profecias?”, “Houve testemunhos?”. “Como foi a evangelização?”, “Foi enriquecedora a manifestação da caridade, da fraternidade, da comunhão?”, etc.

b) Acompanhar e assistir os fiéis que estão no grupo em sua necessidades pessoais (doenças, dificuldades de oração, perda de paciência, ausência nas reuniões, etc) encaminhando-os aos serviços (intercessão, cura e libertação, cura interior, grupo de perseverança, etc).

c) Revezar-se na condução da reunião de oração, sempre em um clima de fraternidade e cooperação.

d) Interceder constantemente pelo Grupo de Oração do qual faz parte.

e) Preparar as reuniões do Grupo de Oração, distribuindo os serviços e responsabilidades, escolhendo, preparando a pregação e rezando por aqueles que desempenharão alguma função.

Os membros do núcleo de serviço do Grupo de Oração devem ser bem formados e profundamente dados à oração, treinados no discernimento comunitário, obedientes e dispostos a dar a vida no serviço do Senhor.
Como o próprio nome diz, núcleo de serviço é um serviço do Grupo de Oração (At 6, 1-7); é um grupo de pessoas a serviço dos irmãos. As pessoas que o integram devem assumi-lo como um chamado do Espírito.
Fazer parte do núcleo não é condição de destaque, mas posto de serviço aos irmãos, para que Jesus seja o destaque em suas vidas. O objetivo do núcleo de serviço é louvar, orar, interceder pelo grupo, discernir e aplicar a orientação para o grupo. Sua missão é evangelizar e formar os membros do grupo e levá-los a uma profunda experiência com Deus, de vida no Espírito Santo, inserindo-os no conjunto da Igreja. “Que os homens nos considerem, pois, como simples operários de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. Ora, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis” (I Cor 4, 1-2).
O perfil ideal do participante do núcleo inclui:
● Constância nas reuniões de oração;
●Frutos de conversão;
● Responsabilidade;
● Maturidade humana e espiritual;
● Carisma de liderança;
● Senso eclesial;
● Relativa aceitação comunitária, entre outras características.

Nem sempre a pessoa que “reza mais” ou aquela mais “espiritual” é a mais indicada para fazer parte do núcleo. No geral, o coordenador deve escolher seus auxiliares em oração e com bastante cautela e discernimento.
Geralmente as pessoas precisam de algum tempo de caminhada no Grupo de Oração antes de fazerem parte do núcleo de serviço. As pessoas menos indicadas para pertencerem ao núcleo de serviço são: as que têm algum desequilíbrio emocional/psíquico ou carências afetivas muito fortes; as que se relacionam mal e perturbam a paz; pessoas autoritárias, imaturas no uso dos carismas ou que tenham restrições à doutrina da Igreja. Também é preciso tomar cuidado com aqueles que utilizam o núcleo para tentarem solucionar problemas pessoais ou para se auto-afirmarem.

3.1. A reunião do núcleo de serviço

A reunião do núcleo é o momento da experiência de Pentecostes, como que a repetição do cenáculo vivido pelos primeiros cristãos (cf. At 2, 1-4). Na reunião do núcleo, cada participante vai ficar motivado e vai motivar o Grupo de Oração a partir de sua experiência. A reunião de oração deve transbordar a experiência que o núcleo de serviço teve, pois S. Pedro, em seu discurso, afirmou que o Espírito Santo estava sendo derramado e era possível ver e ouvir isto (cf. At 2, 33). Daí brota a pregação, que supera as expectativas de todo o povo. Então, a experiência do núcleo é base para toda motivação do povo.
A motivação é o amor de Deus. O núcleo tem que rezar para que o Pentecostes se repita para ele e para todos aqueles que são chamados de acordo com a vontade de Deus (cf. At 2, 39).
O núcleo de serviço do Grupo de Oração deve reunir-se semanalmente, com dia e horário definido, para melhor exercer seu apostolado (cf. 1 Cor 14, 33); e deve haver sigilo absoluto do que ali for tratado (cf. Sl 140, 3). Antes de mais nada, rezar, rezar e rezar; insistir, a exemplo dos apóstolos após a libertação de Pedro e João (cf. At 4, 23-31), que o Senhor derrame nova e abundantemente seu Santo Espírito e que renove as manifestações dos carismas.


4. Ministérios no Grupo de Oração

O termo “ministério” é amplamente usado na Renovação Carismática para designar de uma maneira geral os diversos serviços do Grupo de Oração. São estes os mais comuns: ministério de cura, ministério de cura, ministério de música, ministério de intercessão, ministério de pregação, entre outros.
Um ministério é um serviço específico dentro do Grupo de Oração. É um trabalho para servir à comunidade cristã, uma maneira de exercitar o apostolado. Cada batizado é chamado a crescer, amadurecer continuamente, dar cada vez mais fruto na descoberta cada vez maior de sua vocação, para vivê-la no cumprimento da própria missão.
“Os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor” (1 Cor 12, 5). Fazendo esta afirmação, São Paulo coloca todos os ministérios - serviços- em submissão a Jesus Cristo e dentro de um contexto de comunhão eclesial (cf. também Ef 4, 11-16).
As equipes ou ministérios devem ser formados na medida da necessidade e da realidade de cada Grupo de Oração. Seus membros devem ser escolhidos em oração e de acordo com os vários dons que surgem. Para cada necessidade há pessoas ungidas pelo Espírito para seu atendimento:
“Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom de profecia, exerça-o conforme a fé. Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine; o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui as esmolas, faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce a misericórdia, que o faça com afabilidade” (Rm 12, 6-8).

“A cada uma é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro o dom de milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas” (1 cor 12, 7-10).

As pessoas que formarão as diversas equipes, para os diversos serviços do grupo de oração devem ser recrutadas dentre aquelas que já se identificam com a espiritualidade da RCC e que possuam alguma experiência dos carismas e sejam disponíveis.

Deus chama cada um dos seus fiéis a exercer um serviço específico dentro da sua Igreja, com a finalidade de cada vez mais edificar o Corpo de Cristo. Cada batizado deve desempenhar a missão que Deus lhe deu e para a qual o capacitou com o objetivo de que todos cheguem a unidade da fé e à plenitude do conhecimento de Cristo e assim sejam novas criaturas. Quando a missão é desempenhada, vivida com grande amor, a caridade é evidenciada (cf. 1 Cor 13, 4-8ª).

4.1. Cada ministério é sustentado por carisma específico
Os ministros exercem seu serviço participando do ministério de Jesus. Portanto, ministério é um serviço prestado a Comunidade com a capacitação dos carismas. “Ministério é, antes de tudo, um carisma, ou seja, um dom do Alto, do Pai, pelo Filho, no Espírito, que torna seu portador apto a desempenhar determinadas atividades, serviços e ministérios em ordem à salvação”7
Todos os cristãos têm os carismas do Espírito Santo na medida da necessidade da comunidade, mas exercem um ministério específico que depende mais de um carisma do que do outro. Por exemplo, o ministro de cura necessita muito mais do carisma de cura; o coordenador do grupo de oração necessita da palavra de sabedoria e do discernimento e assim por diante. No entanto, apesar de serem estes os carismas mais específicos destes ministérios, nenhum carisma existe ou pode ser exercido isoladamente. Seja qual for o ministério ao que o Senhor nos chama, necessitamos sempre do auxílio de todos os carismas para exerce-lo com o poder de Deus.
Ao instituir seus ministros, Deus os capacita para exercerem sua missão, que sempre terá como objetivo a glorificação de Deus e a conversão de seus filhos. Por isso, Ele dota seus ministros dos dons, dos talentos e das aptidões que eles vão precisar para exercer os ministérios, de tal foram que possam contar sempre com a sua graça, a fim de não cair na tentação da auto-suficiência e de um exercício simplesmente humano de serviço a Igreja.
“Mas, só pode ser considerado ministério o carisma que, na comunidade e em vista da missão na Igreja e no mundo, assume a forma de serviço bem determinado.”8

4.2. A autoridade do ministro é exercida na autoridade de Jesus

A autoridade do ministro vem da autoridade de Jesus Cristo. É um dom do Espírito Santo; e isto é o que faz diferença entre a sua e as outras autoridades. Não é uma simples delegação de poder, mas o ministro participa da missão de Jesus. Ele exerce o seu ministério como o próprio Jesus exerceria. (cf. Jo15, 16).
Portanto, o ministro ao exercer seu serviço hoje, conta com o mesmo poder de Jesus Cristo (cf. Jo 14, 12). O poder é de Jesus; então, nada de orgulho, nada de se achar o melhor, o mais santo. O ministro deve saber separar as coisas e reconhecer que toda a obra boa que realiza vem de Jesus epor mais que realize grandes e muitas coisas, é sempre servo inútil (cf. Lc 17, 10). Um servo olha não para as obras de suas mãos, mas para o autor que é Deus. Nunca deve atribuir a si os méritos das obras que realiza, mas unicamente a Ele.

4.3. O Espírito Santo é a fonte dos ministérios

É importante a consciência de que todos os serviços prestados ao reino de Deus, em nome de Jesus Cristo, em última análise, de origem divina, acontecem sob a ação do Espírito Santo. É Ele quem dá a força para testemunhar Jesus Cristo “até os confins da terra” (cf. At 1, 8). Os ministros devem realizar sua tarefa sob o influxo do Espírito Santo. É Ele que os cumula de carismas; sem Ele a missão será de baixa eficiência, fraco desempenho, ausência de criatividade, de zelo e de perseverança.
O Espírito Santo comunica ao ministro sua força e o capacita para a ação de servir à comunidade. Foi o que aconteceu com os apóstolos e com os discípulos de Jesus em Pentecostes (cf. At 2, 1-13); com os diáconos, após a oração feita sobre eles (cf. At 6, 1-7); e com Paulo, após a imposição das mãos de Ananias (cf. At 9, 10-30). Com a ação do Espírito Santo, todos se tornaram intrépidos ministros do Senhor. O desinteressado e oblativo exercício dos ministérios torna-os fontes de santificação para quem os exerce.

5. Fundamentação Doutrinária

A título de “fundamentação doutrinária” seguem em destaque alguns textos do Magistério da Igreja, para consulta e aprofundamento:

a) “Munidos de tantos e tão salutares meios, todos os cristãos de qualquer condição ou estado são chamados pelo Senhor, cada um por seu caminho, à perfeição da santidade pela qual é perfeito o próprio Pai” (Lúmen Gentium, 11).
b) “A Igreja sempre venerou as divinas Escrituras, da mesma forma que ao próprio Corpo do Senhor, já que principalmente na sagrada Liturgia, sem cessar toma da mesa tanto da palavra de Deus quanto do Corpo do Cristo, o pão da vida, e o distribui aos fiéis. Sempre as teve e tem, juntamente com a Tradição, como suprema regra de sua fé porque inspiradas por Deus e consignadas por escrito de uma vez para sempre, comunicam imutavelmente a palavra do próprio Deus e fazem ressoar através das palavras dos Profetas e Apóstolos a voz do Espírito Santo” (Dei Verbum, 21).
c) “Impõe-se pois a todos os cristãos o dever luminoso de colaborar para que a massagem divina da salvação seja conhecida e acolhida por todos os homens em toda a parte. Para exercerem tal apostolado, o Espírito Santo – que opera a santificação do povo de Deus através do ministério e dos sacramentos – confere ainda dons peculiares ao fiéis (cf. 1 Cor 12, 7), distribuindo-os a todos, um por um, conforme quer (1 Cor 12, 11), de maneira que cada qual, segundo a graça que recebeu, também a ponha em serviço de outrem e sejam eles próprios como bons dispensadores da graça multiforme de Deus (1 Ped 4, 10), para a edificação de todo o corpo na caridade (cf. Ef 4, 16). Da aceitação destes carismas, mesmo dos mais simples, nasce em favor de cada um dos fiéis o direito e o dever de exerce-los para o bem dos homens e a edificação da Igreja, dentro da Igreja e do mundo, na liberdade do Espírito Santo, que sopra onde quer (Jo 3,8), ao mesmo tempo na comunhão com os irmãos em Cristo” (Apostolicam Actuositatem, 3).
d) “A formação dos fiéis leigos tem como objetivo fundamental a descoberta cada vez mais clara da própria vocação e a disponibilidade cada vez maior vive-la no cumprimento da própria missão.
Deus chama-me e envia-me como trabalhador para a sua vinha; chama-me e envia-me a trabalhar no advento do seu Reino na história: esta vocação e missão pessoal define a dignidade e a responsabilidade de cada fiel leigoe constitui o ponto forte de toda ação formativa, em ordem ao reconhecimento alegre e agradecido de tal dignidade e ao cumprimento fiel e generoso de tal responsabilidade.
Com efeito, Deus, na eternidade pensou em nós e amou-nos como pessoas únicas e irrepetíveis, chamando cada um de nós pelo próprio nome, como o bom Pastor que chama pelo nome as ovelhas (Jo 10, 3). Mas o plano eterno de Deus se revela a cada um de nós com a evolução histórica da nossa vida e das suas situações, e, portanto, só gradualmente: num certo sentido, dia a dia” (Christifidelis Laici, 58).
e) “A graça é antes de tudo e principalmente o dom do Espírito que nos justifica e nos santifica. Mas a graça compreende igualmente os dons que o Espírito nos concede para nos associar à sua obra, para nos tornar capazes de colaborar com a salvação dos outros e com o crescimento do Corpo de Cristo, a Igreja. São as graças sacramentais dons próprios dos diferentes sacramentos. São além disso as graças especiais, designadas também “carismas”, segundo a palavra grega empregada por S. Paulo, e que significa favor, dom gratuito, benefício. Seja qual for o seu caráter, as vezes extraordinário, como o dom dos milagres ou das línguas, os carismas se ordenam à graça santificante e têm como meta o bem comum da Igreja. Acham-se a serviço da caridade, que edifica a Igreja (Catecismo da Igreja Católica, 2003).



1. Alírio Pedrini, Grupos de oração, p.13
2. Ibid, p.14
4. João Paulo II apud Renovação Carismática Católica, Liderança da RCC, p.54
5. Alírio Pedrini, Grupos de oração, p.25-26
6. Emmir Nogueira et al, Grupo de oração, p.7.
7. CNBB, Missão e ministérios dos cristãos leigos e leigas, n. 84.
8. Ibid, n.85

16 novembro 2011

A Bíblia em Mangá - Os Autores


A Bíblia em Mangá - Os Autores

Ajinbayo Akinsiku, conhecido como Siku, nasceu no ano de 1965 em Leicester, na Inglaterra, e é formado em Arte, Design e Printing e também Teologia. Ele *é um dos mais conhecidos artistas conceituais e de quadrinhos da Grã-Bretanha e já trabalhou para a revista 2000AD, produzindo títulos como Juíz Dredd, Slaine, e até uma tira chamada Pan-African Judges.
Mais tarde fez parte da equipe da Marvel UK e Com X e foi creditado em vários games, entre eles Evil Genius. Recentemente, tem desenvolvido trabalhos conceituais para comerciais de TV e feito trabalhos para a Nickelodeon, além de ser homenageado com vários trabalhos publicados no livro Images 22 – the Best of British Illustration and Digital Art Masters (Imagens 22 – O Melhor da Ilustração e Arte Digital Britânicas).
Siku é casado com a brasileira Edileusa Nunes da Silva Akinsiku, com quem tem uma filha de nove meses, Talita. Graças a ela já visitou São Paulo e Rio de Janeiro inúmeras vezes e inspirou-se em algumas paisagens para criar cenários para A Bíblia em Mangá.
Akin Akinsiku nasceu em 1968 em Londres, Inglaterra, e viveu até os 15 anos na Nigéria, onde teve seus primeiros contatos com animações japonesas e filmes de Kung Fu. A partir daí tornou-se obcecado por desenhos e roteiros, particularmente inspirados nos moldes orientais, e decidiu seguir carreira, formando-se em Arte e, posteriormente, Animação.
Ele trabalhou para a Tandem Films, onde produziu o curta Flat World, indicado para 11 prêmios, entre eles o de Melhor Curta Animação Internacional, Melhor Filme Animado, Melhor Nova Animação Britânica, quatro Oscars de Audiência e o Primeiro Prêmio na Categoria entre 15 e 30 minutos do Zagreb World Festival of Animated Films.
Mais tarde trabalhou para a MTV como produtor, desenhou para as revistas Sphinx e True Magazine e escreveu uma mini-série chamada ‘Fever of the Gods’ para a revista Juíz Dredd. Atualmente Akin é Diretor de Arte do canal Nickelodeon UK e, além de uma coleção de filmes de samurai, também gosta de guardar seus inúmeros prêmios na Indústria de Televisão, que recebeu ao longo dos anos.

A tal da M.I.S.S.A.

Navegando por sites de notícias, me deparei com uma situação curiosa, alguns idealizadores de festas, promoveram uma balada extremamente perturbadora para a fé católica, trata-se da M.I.S.S.A.(Movimento dos Interessados em Sacudir Sua Alma).


Veja mais:



Integrantes de grupos da Renovação Carismática Católica (RCC) de Manaus iniciaram na internet uma campanha contra a realização de uma festa da M1 Eventos chamada M.I.S.S.A (Movimento dos Interessados em Sacudir Sua Alma), evento que está causando polêmica na rede mundial de computadores. A balada, prevista para ocorrer dia 7 de dezembro, pretende reunir pelo menos cinco mil jovens em um resort da capital na véspera do feriado estadual de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas.
Para o secretário do Grupo de Oração Jovem Nossa Senhora de Pentecostes, Roberto Júnior, os jovens católicos estão encarando o nome da balada como uma afronta e "falta de respeito" à religião. "A missa é o ápice da nossa fé e está no centro da nossa vida comunitária cristã", disse, acrescentando que "a festa é uma espécie de profanação do sagrado".
Roberto critica ainda o uso de elementos e figuras da religião católica na festa. "Na balada, eles fazem o uso das vestimentas de padres e freiras para recepcionar os participantes da festa. Além disso, há um fotógrafo fantasiado de Papa e a mesa utilizada pelo DJ é decorada para dar a entender tratar-se de um altar. Uma ofensa!", ressaltou.
Como forma de repúdio à festa, os jovens da RCC criaram a campanha "Eu Sou Contra, Contra o Evento M.I.S.S.A - M1 Eventos", que chegou à maior rede social da internet nesta quarta-feira (9). Até a hora de publicação desta reportagem do G1, a manifestação contava com a adesão de 554 pessoas. Já na página oficial do evento, na mesma rede social, 256 já haviam manifestado interesse em participar.
Para reforçar a campanha, os jovens também criaram uma petição pública on-line, que deve ser encaminhada ao Ministério Público do Amazonas, com intuito de barrar a realização da festa. Uma versão impressa do documento também já está sendo distribuída entre as paróquias da capital. "O nosso objetivo é coletar pelo menos dez mil assinaturas", disse Roberto.
Em nota, a Arquidiocese de Manaus diz que o evento M.I.S.S.A. ofende os direitos de personalidade da instituição Igreja Católica além do direito de imagem e honra da mesma. "Cumpre-se ressaltar que tal festa viola o artigo 208 do código penal, visto que o mesmo considera como crime de vilipendio público de ato ou objeto de culto, todo ato atentativo contra os objetos de devoção religiosa, bem como, as imagens relíquias, como também, os que se destinam a manifestação do culto", diz trecho da nota.
A instituição acrescenta ainda está providenciando as medidas judiciais cabíveis para que a sua identidade, direito de imagem e a proteção dos objetos de culto sejam respeitados. O objetivo é "garantir que seus fiéis não sejam ofendidos por um evento que fere o princípio da liberdade religiosa e reforça preconceito".
Ação promocional da empresa no Summer Fest Manaus (Foto: Divulgação)Ação promocional da empresa no Summer Fest Manaus (Foto: Divulgação)
A reportagem do G1 procurou a M1 Eventos, mas a empresa não quis se pronunciar naquele momento. Mais tarde, o empresário Marcelo Alex Nunes, proprietário da empresa, se manifestou por meio de sua página do facebook, dizendo que o evento não desrespeita os católicos. "Durante a festa não há qualquer menção ou manifestação desonrosa, por menor que seja à Igreja Católica ou qualquer outra corrente religiosa", afirma, por meio de nota.
O evento, que já ocorre há dois anos no Rio de Janeiro (capital), já passou também por Niterói, Búzios, Angra dos Reis, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza, Maceió, Natal,Teresina e Salvador, reunindo um total de mais de 130 mil participantes em 33 edições por todo o Brasil.

Fonte G1

14 novembro 2011

Revesti-vos da Força que vem do Alto

Revesti-vos da Força que vem do Alto, o que significa esta frase? Significa vestir-se do poder que vem de cima, ou seja das coisas que provem de Deus, enfim, colocar a camisa do céu, da santidade, da cristandade!

Jesus nesta passagem, que é a promessa do Espírito Santo, bem no início da História da Igreja e o começo do segundo livro de São Lucas, Jesus pede para que seus discípulos permaneçam em Jerusalém, até que a promessa se cumpra , para que eles sejam as testemunhas por toda a Judéia, Samaria, e até os confins do mundo!

Essa a grande missão dos apóstolos e discípulos de Jesus, eles se sentiam com medo, eles se sentiam despreparados e incapacitados a anunciarem a notícia boa, de testemunharem Jesus Cristo, e viver cheios do Espírito de Deus, a serem instrumentos e canais de graça para aquele povo!

Mas veio o Paráclito sobre eles, e foi derramado sobre todos os apóstolos, e foram todos revestidos com a força que vem do alto, a mesma força que veio sobre Adão, o sobro vital, a  mesma força que veio sobre Maria, a mesma força que veio sobre o túmulo de Jesus. Esta é a força que fez a igreja nascer, esta é a força que levou os mártires darem sua vida pelo nome de Jesus, a mesma força que levantou grandes santos doutores, e a mesma força que continua hoje na Missa, nos retiros, e na nossa vida.

O Espírito Santo, nos foi dado, e Ele é o maior presente que poderíamos receber de Deus, supera muitas outras coisas, muitos outros bens materiais, impérios, reinos, riquezas, mundos, etc, etc. Quem tem o Espírito Santo pode fazer tudo, como São Paulo era um homem cheio da força do alto, ele afirma: Tudo posso naquele que me fortalece! e com toda a certeza, pois aquele que me fortalece é a própria força que vem do alto!

Vista-se do Espírito Santo!!!

13 novembro 2011

Ele está no meio de nós!!!!(in)

Jesus Cristo passou pela paixão...se flagelou por nós, carregou nossos pecados, sofreu o abandono. Ele Morreu, morreu para nos dar a vida, morreu como condição humana, morreu em uma cruz, por cada um de nós, e por cada um de nossos pecados, morreu para que nós não mais morrêssemos, mas ele ao proceder ele Ressucitou!

E ainda permanece no meio de nós, ele da mesma forma que permaneceu no meio dos discípulos, ele permaneceu junto a Pedro, quando este foi morrer crucificado de cabeça pra baixo, este Cristo continuou também em meio aos primeiros santos, e mártires. E chegamos hoje, chegamos na atualidade, Cristo ainda continua no meio de nós, Ele ainda se reflete nas nossas ações mais santas e mais humildes, Ele se faz revelar no nosso jeito, Ele nos erradia com tamanha alegria, que nós acabamos repassando essa verdade.

Quantas vezes, não nos parecemos com Cristo na cruz, sofrendo por alguém que a gente ama, sim, quando ama-mos tocamos a beleza da loucura, a loucura de amar quem não nos ama. E isto é ser imagem e semelhança de Cristo. Cristo precisa de mais homens e mulheres que resplandecem sua face de amor e de misericórdia, o mundo precisa de tanta coisa, o país de tantas outras, o estado de mais uma porção, o município, enfim, nossa casa 

A RESPOSTA CATÓLICA: TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

A Teologia da prosperidade é a inversão do próprio cristianismo. É a atualização da mentalidade pagã que coloca a divindade a serviço dos seus próprios interesses.

A Questão do Dinheiro Consagrado


Bom, gostaria de confessar e professar uma verdade, por muitas vezes esquecida pelas máculas do pecado, pelo nosso vício, e por nossa condição humana e fraca... Deus está no meio de nós!

Professamos isso na Santa Missa umas 3 vezes, se não me engano, mas acabamos esquecendo disso, de que Jesus caminha conosco. De que Deus observa nossos passos, de que sabe das nossas intenções, conhece nossos pensamentos, sabe da nossa fraqueza, e nos acompanha dia a dia, hora a hora, minuto a minuto, segundo a segundo, milésimo a milésimo. E isso não significa que eu tenho que ter uma atitude sempre mascarada, como se eu estivesse sendo filmado e minhas ações calculadas e repensadas, não! precisamos ter  consciência de que Deus está conosco, para o que der e vier. E viver plenamente, não como se estivesse atuando para Deus, mas atuando com Ele na vida.

Algumas vezes, acompanho algumas denominações religiosas na televisão, não estou criticando a religião e seus afins, mas as vezes pecam em pedir a Deus, o carro do ano, uma promoção, uma casa mobiliada, o dinheiro. Não acho isso correto, esse desequilíbrio espiritual voltado para o financeiro. Sim, o dinheiro faz parte da nossa vida, também não é pra largar tudo e ir morar na floresta fugindo do monstro monetário, mas é saber o que pedir, e pedir direito, e principalmente, pedir aquilo que realmente precisamos.

Muitas vezes precisamos muito mais que uma cura espiritual, mais harmonia, mais amor, mais paciência para com o irmão,  às vezes precisamos de curas psicológicas, superação do medo, cura interior, cura em alguma mágoa do passado, ou até mesmo curas físicas, como câncer, diabetes, enfim, as doenças e as fraquezas que nos atingem, mas o que vejo por aí é um verdadeiro comércio, parece que consagrar o carro pra Jesus é sinal de salvação, de evangelização. Não é, espero que os líderes mudem essa ideia, que eles roguem mais pela presença de Jesus no Templo deles, e não presença financeira alta no banco.

Engraçado que a postagem não era pra ser sobre isso, mas enfim...surgiu a inspiração estamos aí!

12 novembro 2011

Sinais do Novo Pentecostes, por Frei Raniero Cantalamessa



Os sinais do Novo Pentecostes, testemunho de Frei Raniero Cantalamessa

No início, Adão era uma estátua de barro, porém Deus soprou sobre ele um espírito de vida e ele se tornou um ser vivo. Muito tempo depois, o Espírito de Deus veio sobre Maria e nela apareceu uma nova vida, a vida do novo Adão; a vida deu um grande salto de qualidade! Mais tarde, o Espírito de Deus veio ao sepulcro de Cristo e o reanimou e fez Jesus retornar à vida.

Mais uma vez, o Espírito veio sobre os apóstolos, em Pentecostes, e encontrou um punhado de homens temerosos, medrosos, inertes como Adão quando era uma estátua de barro e, com suas línguas de fogo, o Espírito fez aparecer a Igreja, corpo vivo de Cristo. Nós, que somos a Igreja, somos corpo vivo de Cristo pelo Espírito Santo.

A cada Eucaristia, o Espírito Santo desce sobre o altar e transforma o pão e o vinho em corpo e sangue vivo de Cristo. E um dia, no fim do mundo, o Espírito virá e dará vida aos nossos corpos mortais e nos fará ressurgir para a vida eterna.

De Saulo a Paulo

Agora vou lhes contar sobre a vida nova que o Espírito Santo me deu.

Até 1975, eu era um frade capuchinho que ensinava História das Origens Cristãs na Universidade de Milão, na Itália. Um dia, comecei a escutar pessoas que falavam de uma nova forma de rezar. Uma senhora, de quem eu era diretor espiritual, voltando de um retiro disse-me: “Encontrei pessoas que rezam de um modo estranho: levantam as mãos, batem palmas, são muito alegres e dizem que entre eles milagres acontecem”. Então eu lhe disse: “Nunca mais irás a essa casa de retiros”.

Esses dos quais aquela senhora falava eram carismáticos. Comecei a observá-los e via que algo daquilo que acontecia entre esses irmãos era exatamente aquilo que lemos nas primeiras comunidades cristãs.

Eu não podia negar que havia algo daqueles primórdios da Igreja, contudo havia fenômenos que me perturbavam, como falar em línguas, abraçar-se, profetizar…

Certo dia, fui quase forçado a um encontro carismático. Lá fui tomado de uma intensa e nova alegria, que não sabia explicar. Sentia-me sacudido. E, confessando as pessoas, percebia nelas um arrependimento novo, profundo. Eu podia ver e até tocar a graça de Deus. Mas continuava como um observador.

Em 1977, ganhei uma passagem para ir aos Estados Unidos, assistir à grande assembléia carismática ecumênica. Dentro de mim, dizia: “Isto vem de Deus, mas não me agrada”. E as 40 mil pessoas presentes ali cantavam: “Jericó deve cair”. Os meus colegas italianos me diziam: “Escuta bem, porque Jericó és tu”. Eles tinham razão, e Jericó caiu.

Depois do encontro fomos a uma comunidade carismática em New Jersey, onde aceitei receber a efusão do Espírito Santo, mas ainda com certa resistência. Um dos sinais do Pentecostes é Deus falar através dos humildes. Quando as pessoas rezavam por mim, todas as palavras proféticas pronunciadas falavam de evangelização, de Paulo que com Barnabé inicia suas viagens apostólicas, e um irmão proclamou: “Tu provarás de uma alegria nova em proclamar minha Palavra”.

Um detalhe importante é que enquanto se reza para que alguém receba a efusão do Espírito, se diz: “Escolhe Jesus como Senhor da tua vida” e, enquanto me diziam estas palavras, levantei os olhos e vi o crucifixo que estava sobre o altar da capela. Era como se Ele me esperasse para me dizer algo muito importante: “Atenção! Raniero, cuidado! Este é o Jesus que tu escolhes como teu Senhor, o Crucificado. Não é um Jesus fácil, sentimental”. Nesse momento, entendi que a RCC não é um fenômeno superficial, mas algo que nos leva diretamente ao coração do Evangelho, à cruz de Cristo.

Comecei a ler o breviário experimentando algo novo. Vocês sabem que um dos frutos mais evidentes do Espírito é abrir a nossa inteligência para entender as Escrituras. Outro sinal da transformação que o Espírito operara em mim era o novo desejo de rezar.

Três meses depois voltei à Itália e os meus irmãos diziam: “Que milagre! Mandamos à América Saulo e nos mandaram de volta Paulo”.

Pouco tempo depois, enquanto rezava com um grupo de oração em Milão, surpreendi-me fazendo a oração: “Senhor, não permita que eu morra como um professor universitário aposentado!” E o Senhor levou a sério minha oração.

Algumas semanas depois, rezando na cela de meu convento, tive a moção interior de visualizar Jesus que retornava do batismo no Jordão e começava a pregar o Reino de Deus, e ao passar por mim Ele dizia: “Se queres me ajudar a proclamar o Reino de Deus, deixa tudo e vem!”

Compreendi que Ele queria dizer: “Deixa tua cátedra na Universidade, tua direção de Departamento e te tornes um pregador itinerante da Palavra de Deus, no estilo de São Francisco de Assis”. E ao final daquela oração o Espírito havia colocado em meu coração um “sim”.

Fui ao meu superior geral dizer-lhe que me sentia chamado pelo Senhor. Ele me pediu para esperar um ano. Depois de um ano, ele disse: “Sim, é vontade de Deus, vá”. Assim, tornei-me pregador.

Foi o Espírito Santo e a experiência carismática que fizeram deste velho professor universitário um pregador do Evangelho.

A Casa Pontifícia

Três meses depois, recebi um telefonema de Roma, do meu superior geral que me dizia que o Santo Padre, João Paulo II, havia me escolhido como pregador da Casa Pontifícia. O Papa, com tudo o que tem para fazer, cada sexta-feira de manhã, durante a Quaresma e o Advento, deixa tudo e vem escutar a pregação de um frade capuchinho. Quantos de nós vão escutar pregações como o Papa? Ele não falta nunca. Certa vez, estando em viagem pela América Central, faltou a duas pregações; na sexta-feira seguinte, foi ao meu encontro e pediu desculpas por ter faltado a duas pregações.

Foi-me dada a oportunidade de fazer ressoar ali, no centro da Igreja, o que o Espírito Santo está fazendo na Igreja. O Senhor escolheu esse pobre frade capuchinho para fazer chegar ao coração da Igreja aquilo que vivemos aqui, esta força, esta esperança, esta certeza de que o Espírito Santo realizou um novo Pentecostes na Igreja.

Um dia, entendi que era hora de falar ao Papa, aos Cardeais, aos Bispos sobre a efusão no Espírito. Entre outras coisas, eu disse: “Alguns dizem que tendo recebido o Espírito Santo na Ordenação, no Batismo, não temos necessidade desta oração pedindo a efusão no Espírito, mas Jesus não poderia responder: “Eu também não estava cheio do Espírito desde o nascimento de Maria, e mesmo assim fui ao Jordão para ser batizado por um leigo que se chamava João Batista?”

No final da pregação, eu tinha um certo temor e veio ao meu encontro um Cardeal que me disse: “Hoje, nesta sala, ouvimos falar o Espírito Santo”.

O Santo Padre também sabe de minha experiência, pois lhe contei pessoalmente. Mesmo assim, já faz mais de 20 anos, e ele não me mandou embora. E aquilo que vocês encontram nos meus livros, quase tudo foi escutado antes pelo Papa.

Quero lhes contar um último detalhe que nos faz conhecer a grande paciência do Santo Padre e o seu imenso amor pela palavra de Deus. Uma vez por ano devo fazer a pregação, na Basílica de São Pedro, com o Papa que preside a celebração. É porém a única vez que não é ele quem prega. Lida a narração da Paixão, é o pregador da Casa Pontifícia quem deve subir ao altar do Papa e pregar. Na primeira vez, os degraus me pareciam mais altos que o monte Evereste. Falando na Basílica, dei-me conta de que deveria falar muito lentamente, porque há uma grande ressonância. Mas, falando lentamente, o tempo passava e ultrapassou em cerca de dez minutos o tempo previsto. Vocês sabem que imediatamente após essa pregação, toda sexta-feira da Paixão, o Papa vai ao Coliseu fazer a via-sacra, e o secretário, naturalmente, estava muito nervoso e olhava o relógio de vez em quando. No dia seguinte, disse às freiras que depois daquela função, o Papa o chamou e, com muita gentileza, disse: “Quando um homem de Deus fala, nunca devemos olhar o relógio”.

Coragem, e ao trabalho!

No dia em que meu superior me permitiu iniciar essa vida nova, no ofício das leituras havia um texto do profeta Ageu: “Coragem, Josué, sumo sacerdote, coragem Zorobabel, coragem todo o povo deste país, e ao trabalho. Coragem porque eu estou convosco, diz o Senhor” (Ag 2,4).

Lida essa passagem, fui à Praça de São Pedro e, olhando para a janela do Papa, comecei a gritar: “Coragem João Paulo II, mesmo se sabemos que és o homem mais corajoso do mundo; coragem Cardeais e Bispos, e ao trabalho, porque eu estou convosco, diz o Senhor”. Isso era fácil, pois não tinha ninguém lá, mas três meses depois eu me encontrava diante do Santo Padre e dos Cardeais e Bispos, e proclamei novamente aquela palavra de Ageu.

Hoje, anuncio estas palavras também a vocês: coragem, povo de Deus, e ao trabalho, à evangelização, à renovação da Igreja, porque eu estou convosco, diz o Senhor!

Frei Raniero Cantalamessa OFM Capuchinho


11 novembro 2011

Série Sagrado, Histórias em Quadrinhos sobre santos

"Série Sagrada surgiu como um propósito de dar uma trégua na Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil. Esta, criticava arduamente a influência que os “gibis” poderiam exercer nas crianças e nos adolescentes, tendo em vista que os consideravam violentos e de gosto duvidoso e irresponsável. Entretanto, Aizen contribuiu em prol da própria Igreja de Roma, publicando edições sobre a vida dos seus santos em quadrinhos."


Há muito tempo atrás, quando ainda existiam Histórias em Quadrinhos, que eram vendidas pelo seu zé da banca, um pouco mais atrás, nos primórdios dos "Gibis", existia a EBA, Editora Brasil-América, que publicou uma série inteira voltada para a vida dos santos, e aspectos católicos, como explicações sobre algumas imagens marianas, alguns milagres, sendo que a maioria mesmo é relacionada à biografia dos santos.

É esta editora não existe mais, mas essa ideia de colocar os santos, e a tradição da Igreja, histórias Bíblicas ainda não morreu! já deu pra notar que as coisas evoluiram, como o "Habemus Papam". Uma obra "bacana" sobre a vida do nosso Sumo-Pontífice, mas ainda não se chegou no ideal. A Igreja está descobrindo o potencial na juventude e nas coisas que a juventude traz consigo, as coisas santas, entraram na música mais "metal" com cantores católicos e bandas que tem este como gênero, tem entrado no cinema, mesmo que de forma extremamente invisível, somente filmes que voce encontra encostado lá no fundão da locadora que a Igreja tem incentivado, e filmes de santos, super-produções, não faz muito o estilo, mas a Igreja está caminhando, recentimente tivemos "Aparecida, o milagre", a divulgação e a concepção dos filmes, fica por conta da emissora católica, não se chegou a um nível papal...

Mas prova de que tudo está mudando é o novo Catecismo da Igreja Católica, o Youcat. Especialemente voltado à juventude. A igreja precisa investir nisso, por que os filmes de vampiros, e os filmes "anticatólicos" estão pipocando por aí!

07 novembro 2011

Vocação, Chamado à Ação!

Muitos procuram o significado da vocação, daquele chamado que temos em nosso interior, aquela voz que clama por viver aquilo que realmente damos a vida, aquilo que trabalhamos dias e dias sem cobrar, em horas e horas em concentração, que mais parecem segundos, que podemos estar no maior prejuízo, mas quando acabamos, saímos como se tivesse-mos ganhado na loteria.

Mas do que adianta falar que gosta tanto, falar para os outros que sonha, e que pensa com isso todo o dia, se não é convertida em ações?


De nada adianta, ser vocacionado à medicina, se não se faz nada para alcança-la. De que adianta sonhar tanto? de que adianta rezar tanto? de que viver essa perspectiva???

Vocação= Vocare=Chamado...e as ultimas quatro letras da palavra? Ação!!!

Chamado à Ação!

Quando estiver em um desencontro vocacional, analise tudo em você, analise no que sonha para o futuro, analise no que o seu ser ocupa-se em pensamentos, preste bem atenção no seu gosto. Mas é fundamental que aja também conforme a tua vocação, e não estou só dizendo sobre a vocação sacerdotal, pode ser muitas outras, e é para ser sobre muitas outras. Vocação é só uma, e se a negarmos, somente vamos perder tempo em negar aquilo que a nossa própria essência confirma a cada segundo.

Não fique parado!

Não devemos estacionar a nossa vida, é preciso dínamos, é preciso dinãmica ,movimento, para que se viver, quem para em qualquer sentido da vida, deixa muita coisa passar, mesmo estando em dúvida, procure saciar esta dúvida, mesmo desiludido, caminhe!

Só se aprende algo, errando. Se precisamos aprender tanta coisa na vida, vamos começar a tentar mais, para que mais cedo, possamos caminhar no caminho da santidade.