11 novembro 2011

Série Sagrado, Histórias em Quadrinhos sobre santos

"Série Sagrada surgiu como um propósito de dar uma trégua na Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil. Esta, criticava arduamente a influência que os “gibis” poderiam exercer nas crianças e nos adolescentes, tendo em vista que os consideravam violentos e de gosto duvidoso e irresponsável. Entretanto, Aizen contribuiu em prol da própria Igreja de Roma, publicando edições sobre a vida dos seus santos em quadrinhos."


Há muito tempo atrás, quando ainda existiam Histórias em Quadrinhos, que eram vendidas pelo seu zé da banca, um pouco mais atrás, nos primórdios dos "Gibis", existia a EBA, Editora Brasil-América, que publicou uma série inteira voltada para a vida dos santos, e aspectos católicos, como explicações sobre algumas imagens marianas, alguns milagres, sendo que a maioria mesmo é relacionada à biografia dos santos.

É esta editora não existe mais, mas essa ideia de colocar os santos, e a tradição da Igreja, histórias Bíblicas ainda não morreu! já deu pra notar que as coisas evoluiram, como o "Habemus Papam". Uma obra "bacana" sobre a vida do nosso Sumo-Pontífice, mas ainda não se chegou no ideal. A Igreja está descobrindo o potencial na juventude e nas coisas que a juventude traz consigo, as coisas santas, entraram na música mais "metal" com cantores católicos e bandas que tem este como gênero, tem entrado no cinema, mesmo que de forma extremamente invisível, somente filmes que voce encontra encostado lá no fundão da locadora que a Igreja tem incentivado, e filmes de santos, super-produções, não faz muito o estilo, mas a Igreja está caminhando, recentimente tivemos "Aparecida, o milagre", a divulgação e a concepção dos filmes, fica por conta da emissora católica, não se chegou a um nível papal...

Mas prova de que tudo está mudando é o novo Catecismo da Igreja Católica, o Youcat. Especialemente voltado à juventude. A igreja precisa investir nisso, por que os filmes de vampiros, e os filmes "anticatólicos" estão pipocando por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário