02 novembro 2011

Um Super-Herói Católico

Seguindo o que os Mestres dos Grandes Blogs, vou reciclar a postagem do católico-Man, de forma nova e atualizada...

Bom, os super-herois fazem parte do universo das crianças, e adolescência. Quem nunca teve o seu super-heroi favorito? Quem nunca sonhou em ter os poderes do noturno, do homem aranha, do super-Man, ter incriveis poderes, é um sonho humano natural. O Homem busca na fantasia a resposta para o que não encontra na realidade...

Muitos super-heróis, nasceram em tempos difíceis, e como resposta a um sentimento de medo, repressão. Eles veem para dar esperança às crianças, para que sonhem, que no último momento, seus herói vai aparecer, e salvar todos...

Super-Heróis, infelizmente, não existem. Mas temos um Salvador. E a partir desta conclusão, que nasceu o católico-Man. O Herói católico, não é a salvação em si, mas por meio da Salvação de Cristo que o próprio Jesus salva. É a mesma dinâmica do padre, ele age em Persona Christi mas ele não é Cristo, deu pra entender? Por que não acho louvável fazer o "Super-Jesus". Pois já temos os evangelhos, e talvez da forma como se trataria, poderia se tornar um ato de desrespeito para com Nosso Senhor Jesus Cristo. Poderia se tornar uma piada. Assim resolvi colocar o católico-Man, como instrumento, assim como Deus usou e ainda usa para disseminar o mistério da salvação.

Daí, comecei a esboçar o que poderia ser o herói que proclama a salvação por meio de Cristo. Ele tinha que ser genuinamente católico, nada melhor do que um padre, assim ele pode exercer os sacramentos, e tudo mais relacionado com a Igreja, como os paramentos. A ideia foi crescendo, foi evoluindo, e cada vez mais ele ficava melhor. Encontrei algumas dificuldades, muitas foram elas, mas tudo acabou se encaixando, uma delas, foi a violência, que foi tratada na primeira história, "Orai e vigiai". O católico-Man, lutava contra um demônio, mesmo assim, era estranho, ver um padre lutando. Até que refleti, e descobri, que para ser um herói, não precisa de socos, e pontapés nos bandidos, mas algo superior, algo Cristológico, algo tipo "amai os seus inimigos", daí o católico-Man deixou de ser o lutador, para o sábio. E a ideia fulminante, que me foi inspirada, e que coloquei isso como o maior eixo do herói, ele não salva, Cristo salva, e que ele vai até o problema, não só para salvar as pessoas inocentes, mas aquele que está oprimindo seus irmãos, o bandido, é aquele que mais precisa de ajuda e salvação.

Depois do Espírito Santo, ter me inspirado nisso, o católico-Man, tomou uma forma verdadeiramente católica. Agora sim, dava pra notar que atrás daquela máscara em forma de cruz, havia um homem em busca de santidade.

O Projeto "Católico-Man", está em processo, já tem um bom tempo que não publico nenhum história nesse blog. O intuito original do blog era isso. Mas tudo bem, vamos caminhando, de grão em grão,  de página em página, vamos indo!

Mais tarde eu posto mais algumas curiosidades do Católico-Man!
A Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre convosco!

Um comentário:

  1. gostei de todos mas o meu é comunidade e precisa ter nome de maria.como foi criada depois de uma vitória eu sugeri N.S. DA vitória.
    das graças
    dos milagres

    ResponderExcluir