26 julho 2011

Quem vive de passado é museu e de futuro é vidente!

Vivendo, relembrando e remoendo o passado ou ciando expectativas para o futuro, de um jeito ou de outro, você acabará se magoando. O passado não volta, o futuro ainda está por vir.

O PASSADO


Um dos grandes ensinamentos que Jesus tem para nós é que Ele jamais perguntou sobre o passado de ninguém. Primeiro porque, claro, já passou. Pra quê remoer algo que não voltará mais? No máximo você poderá aprender, na maioria das vezes à duras penas, com os erros cometidos. Aprenderá, mas sempre se machucando.

Depois, Jesus nunca queria saber o passado de ninguém para não dar brecha ao encardido.

O passado é o ÚNICO aspecto da nossa vida em que o encardido pode interferir. E se dermos espaço pra ele, ele interferirá sem dó, nem piedade. 


O FUTURO

Pare e pense: o que acontecerá daqui dois minutos, você sabe? Pretende dar um palpite ou tem certeza? Então para quê preocupar-se com o que ainda está por vir e talvez nem aconteça da maneira que você deseja.

Uma das piores coisas é viver de expectativas. E aqui existem dois tipos: a expectativa criada para que alguma coisa aconteça e a objetivada para que não aconteça.

na primeira você espera, por exemplo, conseguir aquele emprego dos sonhos. Faz tudo para que esse projeto se realize, mas ele não vinga. A expectativa gerada para que algo bom acontecesse não foi bem a que você esperava. Resultado: mágoa, rancor, raiva e tantas outras coisas ruins.

Já na segunda, você cria uma expectativa para que algum de ruim, uma doença, a perda do emprego, etc. não aconteça. Aí acaba acontecendo e mais uma vez você estará ferido e machucado.

ENTÃO, O QUE FAZER?!

Passado... Futuro.. faltou o quê? Ah! O PRESENTE, dádiva divina, dada ao homem para que ele escolha sua próxima ação, o seu próximo passo. Se você, por exemplo, anda numa calçada e avista uma casca de banana, você, com seu presente terá a opção de pisar ou não na casca da fruta. Cair ou na cair? Eis a questão que você pode resolver.

Por isso, pense bem, não seja um museu e muito menos queira ser um vidente. Viva seu dia, seu cotidiano. Porém saiba que você estará sujeito às lembranças do passado e as ações do futuro que você não tem controle. Aqui cabe discernir essas ações.

Um abração,


Robinho (@Robhym)

Nenhum comentário:

Postar um comentário