27 julho 2011

Nada é eterno, mas tudo pode ser renovado

Temos uma realidade cotidiana a nossa frente, nada é eterno, nada durará para sempre, tudo tem sua data de validade. Verdade esta imposta pela cultura consumista, que tende a ter as coisas e situações muito rápidas, e principalmente na superficialidade, mas que mesmo assim não deixa de ser uma verdade!

A natureza nos ensina bem a didática de renovar-se, uma semente cai no chão, logo encontra meios de firmar no  solo, vai crescendo, a mudinha se torna uma planta, daí vem as flores, logo os frutos, a semente já é uma árvore,  ela perde algumas folhas, essas folhas perdidas não são desprezadas, mas sim reaproveitadas, as folhas caídas ao pé da árvore se tornam úteis no reaproveitamento de matéria orgânica , como também os frutos que não são consumidos, se reaproveita os nutrientes encontrados no que poderia estar perdido. A natureza é sábia, renova o que pode ser aproveitado, o podre e estragado dá sustento à vida.

Assim temos de aprender a nos renovarmos, renovação é de suma importância, e não é só no âmbito ecológico, na nossa vida social, profissional e afetiva. Basta olhar um casal de idosos que se amam apaixonadamente, eles renovaram o seu amor, com toda a certeza, o amor que um sente pelo outro, não é o mesmo de anos atrás; nos tempos de namoro. Como se explica uma convivência de tantos anos, quando já se conhece bastante a pessoa, a relação que cai na rotina, na monotonia, não dura muito, não se renova. Nada que é igual por muito tempo dura, vejamos: o estilo de novela é sempre o mesmo, a moça pobre se apaixona pelo galã bonitão, eles brigam, voltam, os vilões fazem de tudo pra dar errado, conseguem, eles terminam, depois voltam, depois no final sempre há casamento, é a mesma fórmula porém, contada de forma diferente. Os filmes de determinado gênero sempre tiveram o mesmo roteiro, um exemplo bem atual foi o de Avatar, críticos apontaram o defeito da super-produção, é o antigo roteiro de Pocahontas, a historinha do rapaz que vai ao mundo novo em busca de progresso para a sua civilização, é convocado a conhecer os costumes e a fazer amizade com o pessoal da tribo, daí ele se apaixona pela filha do cacíque, e estonteante moça morena de lábios carnudos, e que no caso de Avatar é azul, detalhe né, enfim eles se conhecem e se apaixonam, e logo vem a dúvida cruel, o rapaz irá concluir a missão e abandonar seu amore, ou vai ficar ao lado da moça e ter um recomeço de vida.


Todo mundo quer saber de novidade, ninguém quer saber de coisa velha, a não ser se essa coisa velha seja nova pra quem ainda não viu, ou muuuuito boa por sinal.

Há uma coisa que tenho de citar, algo que mesmo tendo sido gestada há dois mil anos, é extremamente nova, e  renovada, a Igreja tem dois mil anos de idade, é a instituição mais antiga que o homem já viu, e qual o segredo da Igreja se manter assim por tanto tempo, o segredo não é nenhum renew atômico nem algo parecido, muito menos plástica, é o ato de renovar-se, e o que renova a Igreja de Cristo, é o próprio Espírito de Deus.

"Eis que renovo todas as coisas"

Renove-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário