19 julho 2011

Polêmico Desenho Animado que ofende a Fé Católica



A rede de televisão MTV exibirá, a partir de 3 de maio, a polêmica série de desenho animado "Popetown" (que significa cidade do papa), cujos protagonistas são um papa "louco e excêntrico" e um cardeal "corrupto e criminoso", apesar da polêmica que já levantou antes mesmo de sua estréia na Alemanha.

Muitos católicos alemães consideram que a série é "um repugnante escárnio da Igreja Católica", "um ataque direto à crença cristã", "uma provocação", "uma ofensa", "uma infâmia" e "uma blasfêmia". Por isso, exigem que a MTV que não a transmita.

O Comitê Central dos Católicos Alemães (ZdK) deu o sinal de alarme em 10 de abril. Desde então, várias organizações católicas protestaram contra a exibição da série e convocaram um boicote à MTV.

O Arcebispado de Munique e Freising anunciou medidas legais contra a MTV para frisar que "uma calúnia das crenças cristãs não é admissível". A revista cristã "Vers 1" (Versículo 1) lançou pela internet uma campanha contra a série, e considera que a MTV "ultrapassou os limites".

"Após os incidentes relacionados às caricaturas de Maomé --publicadas em um jornal dinamarquês em setembro--, parecia claro que os veículos de comunicação deveriam respeitar os sentimentos religiosos dos fiéis, sejam muçulmanos, judeus, budistas ou cristãos. Mas, pelo visto, estávamos enganados", diz a página eletrônica.

Marie-Blanche Stoessinger, porta-voz da MTV na Alemanha, afirmou que, apesar da onda de protestos, o canal manterá os planos de estrear "Popetown" em maio.

A MTV
 sabe que a série "polariza o público" e que "não será do gosto de todos", mas considera que "não é uma calúnia, nem um insulto às orientações religiosas" dos telespectadores, ressalta um comunicado distribuído em Berlim.

A rede sustenta que o seriado "não reflete, de modo algum, uma posição da MTV Networks sobre o catolicismo ou a Igreja Católica". Eles defendem que a série deve ser entendida como "uma forma de entretenimento satírico e, portanto, uma forma de arte".

"Como os jovens vão aprender a respeitar outras culturas, outras ideologias e outras religiões, se na televisão se divulga que a falta de respeito é normal?", pergunta Joachim Hermann, chefe do grupo parlamentar da União Social-Cristã (CSU) no Parlamento da Baviera.

Trama

A série de dez capítulos conta, segundo a sinopse divulgada pela MTV, a história de "um papa louco e um cardeal criminoso que provocam mortes, escravidão de crianças e outros casos".

Padre Nicholas, responsável pela organização interna no Vaticano, deve lidar com um papa excêntrico e senil de 77 anos e um cardeal "corrupto, que vende os órfãos como escravos". Apesar de tudo, é "otimista e se levanta a cada amanhã com o objetivo de fazer uma boa ação".

A série, produzida pela rede pública britânica BBC, tem licença para ser exibida na Itália, Alemanha, Austrália e Nova Zelândia. Mas, por enquanto, só foi vista pelo público na Nova Zelândia.

No Reino Unido, a BBC desistiu de estrear a série por causa dos protestos de católicos. Na Itália, uma TV por assinatura também desistiu da exibição devido às críticas.

A porta-voz da MTV confirmou, no entanto, que a campanha de publicidade sobre a série foi tirada do ar. A divulgação foi definida pela Conferência Episcopal Alemã como "uma provocação aos cristãos alemães".

Os anúncios para promover a série, publicados em vários meios de comunicação alemães, mostrava a cruz vazia e Jesus Cristo sentado em uma poltrona, assistindo televisão e rindo com a coroa de espinhos.
Fonte:www.folha.com.br

O canal de música MTV ganhou a batalha judicial contra o Arcebispado de Munique e Freising, que havia solicitado que os tribunais proibissem a exibição da série Popetown , divulgou o El Mundo. O juiz encarregue do caso considerou que a exibição da série não irá perturbar a paz pública, pelo que o canal poderá começar a emitir Popetown.
Fruto de uma colaboração entre a BBC3 e o Channel X, Popetown é uma série de desenhos animados que teve a sua estreia prevista para o Reino Unido, em 2003, mas foi cancelada devido a críticas de grupos católicos. Com licença para emitir na Itália, Austrália, Alemanha e Nova Zelândia, Popetown só foi transmitida, até ao momento, na Nova Zelândia.
Em dez capítulos a produção conta a história de Nicholas, um Papa “louco e excêntrico” de 77 anos, segundo a página na Internet da MTV Alemanha. Para a igreja alemã Popetown “é uma asquerosa burla para a Igreja Católica” e um “ataque directo à crença no cristianismo”. Por seu turno a MTV assegura que a série “não é uma calúnia nem um insulto às orientações religiosas” dos seus espectadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário