09 dezembro 2011

É preciso saber Parar

Cada vez mais,fico acreditando que as coisas mais fascinantes para se escrever e "filosofar" são muitas vezes as coisas simples da vida. Pois bem, vamos começar...

Saber parar, algo incrivelmente básico, tão básico que muitas vezes nos esquecemos de dar a devida importância: como aquela piada universal de filmes ou desenhos, o cara entra num tipo de veículo, sabe onde acelera, sabe onde passa marcha, sabe onde é a embreagem, e só depois quando está a mil é que lembra de perguntar onde é que fica o freio! (já notei algumas "piadas universais" em algumas séries, sempre estão presentes! parece até que se não colocar não dá certo o filme, depois relato mais sobre as P.U.).

A questão é essa, muitas vezes não sabemos como parar, por impulso de querer aprender rápido a andar pra voar, esquecemos de parar, esquecemos de que nossa vida é feita de paradas, é nelas que acontecem os grandes detalhes que fazem a nossa vida ser vida, preste um pouco de atenção, é sempre nos momentos de finais de semana, um feriado, que acontecem as coisas mais marcantes, as coisas que vamos poder contar para os nossos netos, as coisas que precisam ser registradas. Não é na correria do dia-a-dia, talvez possa sim acontecer, num intervalo de tempo. Mas em geral é assim. Me desminta, não quero estar falando mentira.

Precisamos parar a nossa vida de vez em quando, quantos casos de ataques de stress, de nervosismo, de ansiedade, de preocupação. Aí todo mundo fala que você precisa de férias. E é isso mesmo, precisamos parar e repensar, se estamos guiando corretamente a nossa vida, se estamos conseguindo viver realmente aquilo que Deus escreve no roteiro. Pare e reflita, precisamos de calma pra prosseguir, não adianta atropelar momentos de descanso, eles sempre fazem falta, e se acumulados vão se tornar uma bola de neve.

Se não pararmos um pouco, seja lá o que for o que tenha andado feito, estudando, trabalhando, namorando. Seja lá o que for. É preciso uma pausa, as pausas são importantes não só para o descanso, mas principalmente para verificar se tudo tem acontecido nos conformes, se tudo está andando bem. Imagine um carro desgovernado. Ele sai destruindo tudo e a todos. Não faça isso com a sua vida, e com a dos outros...

E não venha dizendo:" ah eu consigo! eu não paro, o tempo não pára." O tempo pode até não parar, o mundo até não pode parar de girar, a natureza nunca pára, está sempre em mutação. Mas ela se deixa crescer em meio ao tempo parado. O que não conseguimos compreender. Esse negócio de tempo corrido é coisa do homem-urbano o conhecido "Homo-Sapiens Hi-Tech". Engraçado que temos máquina que fazem tudo em instantes, temos tudo empacotado, não temos o trabalho de perder tempo com nada, e mesmo assim não temos tempo pra olhar pro dia e dizer EU ESTOU VIVO!!! não temos a paciência de agradecer a Deus pelo dom da vida, e vamos perdendo tudo, e o mais triste, perdendo o TUDO que Deus pode nos conceder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário