02 setembro 2011

Ainda vale a pena alimentar a imaginação?

No mundo de hoje, com toda sua tecnologia, nossas crianças estão perdendo algo tão fundamental para a infância, quanto o próprio afeto. Recebem roteiros de brincadeiras prontas, criar é impossível, não conseguem mudar como queiram com o que brincam. Exemplo os jogos, vem com uma história pronta, já concebida, as crianças veem os filmes com um roteiro, jogam o jogo com a tal trajetória de fatos, e terminam brincando com os personagens com a mesma história, não mudam, não adicionam novos personagens, só sabem repassar aquilo que viram, e quando falta um personagem da coleção de bonecos, apronta um escândalo para conseguir seguir o roteiro.

Os brinquedos de hoje, são super equipados, falam, andam sozinhos, arremessam coisas, piscam luzes, falam os bordões dos personagens que representam, tem conexão sem fio, tocam mp3, fazem de tudo, alem de também brincarem sozinhos, deixando os donos só olhando...Os brinquedos fazem tudo, menos brincar com o que realmente importa. 

Um reflexo disso é que as crianças não estão conseguindo mais excitar seu sentido criativo, não conseguem mais criar algo, só retransmitir o que ficou guardado. Cabe aos pais, incentivar dando chances ao senso criativo, ao invés de dar um pacote de bonequinhos, com até o contra regra da equipe de filmagens, dê algo que o estimule, como papel branco e lápis, um boneco de pano, estilo Woddy do Toy Story, para deixar o brinquedo brincar com ele.

Hoje a postagens foi para os pais, hehe.
Fica aí a dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário