06 setembro 2011

Tudo depende da ótica que se vê

Dizem que o ponto de vista, é a vista através de um ponto. Exatamente, este é o ponto central de nossa reflexão. Vejamos! cada pessoa têm sua maneira de ver o mundo, como Einstein, que uma vez falou:"você pode acreditar que não existem milagres no mundo, ou acreditar que tudo é um milagre!".Tudo da ótica que você vê o mundo, e uma vez o Pe. Léo disse que agente não vê o outro como ele, mas a maneira de como vemos o outro, é que vemos a nossa reflexão, se vermos um defeito marcante em outra pessoa, esse tal defeito é iminente em nós mesmo.

Jesus Cristo, foi o homem que tinha um ótica voltada para o céu, e para os planos de Deus. Ele via em pescadores grandes líderes, ele não via a pessoa a partir dos pecados,do passado, da posição social,  do exterior. Mas sim, do que ela trazia no coração, Ele olhava para muito além de nossas vistas. E olhar desse homem, mudou tantos corações, apenas com o poder do olhar salvífico.

O olhar diz muito, somente 15% aproximadamente da nossa manifestação comunicativa, é linguagem, o resto é tudo corporal, visual, tato, e por aí vai. O ser humano não se comunica com a linguagem, vai muito além, e este além pode demonstrar muito do que estamos sentindo e pensando naquele momento.

Uma pessoa menos abonada, chega em uma loja de produtos caros de grife, a atendente olha ela de cima a baixo, o que a cliente pode esperar da reação da atendente, aquela fitada de olhar disse muito, e como palavras, ações não voltam atrás, se já fez, se já olhou mal, já era.

Assim como um olhar pode destruir, vamos nos focar no que mais nos interessa, o olhar construtivo, um olhar puro e santo, assim como Deus sonhou, "E Deus viu que era bom!".Assim como Deus devemos contemplar a obra maravilhosa que está a nossa volta, tudo na natureza é tão perfeito, e só algo tão vivificante como a natureza para quebrar o plano de fundo cinza de nossa mente, estamos carregando tanta poluição visual na cabeça, carregamos mensagens publicitária, a promoção do supermercado, a liquidação de carros, o queimão da loja, o assalto que aconteceu no banco, o pedaço de mão no meio do asfalto, aquela multidão de gente disputando um metro de asfalto, gente amontoada, é o povo nervoso, isso pesa a nossa alma, chegamos do trabalho, cansados e estressados, só que no entanto não precisava disso tudo, é totalmente desnecessário, e quando acaba a semana vamos correndo para ter contato com a natureza. Não conseguimos sequer notar que ao nosso lado, melhor, que dentro de nós podemos mudar o ambiente. E para eu mudar o mundo, para eu evangelizar o mundo, eu preciso evangelizar eu mesmo. E como eu posso evangelizar o mundo, se a porta da minha alma está contaminada?

Quantas vezes pegamos nós mesmos olhando o que não devia, e olhamos assim mesmo, principalmente se disserem :"não olhe para ali!". Assim como a língua é difícil de controlar, o olhar também é. Tanto que o cavalo usa um cabeçote que passa entre a boca, e tem dois tampões, para que ele não veja os lados, para que ele mantenha um foco, assim o carroceiro, consegue chegar aonde ele quer, senão era só o cavalo ver um  capim, que ele ia atrás, vê um pé de milho que ia atrás, vê uma égua, que vai correndo atrás. Precisamos manter o foco em Cristo, senão vamos buscando tudo, e não encontramos nada.

Quando Deus ordena que Ló fuja de Sodoma, para as montanhas, também mandou que não olhasse para trás, porém a mulher dele olhou, e virou uma estátua de sal, quantas vezes o que nós escolhemos ver se torna um motivo de pecado, uma falha e uma queda.

Então busque modificar o jeito como olha, se o mundo lhe parece um inferno, olhe novamente, deixe de lado todos os fatores humanos, e olhe com o coração, tenho certeza que vai enxergar um mundo novo com uma ótica diferente, é tudo questão de ótica, basta experimentar daquilo, daquela sensação para poder confirmar com o olhar que vale a pena.


Um comentário: