01 junho 2011

Controlar-se: A coisa mais difícil da terra na história da humanidade

Infelizmente; não podemos fazer tudo aquilo que desejamos fazer. Controlar-se é um exercício diário, que envolve toda e qualquer realidade, seja ela a mais simples ou a mais avançada; sendo que exige disciplina e comprometimento. Ainda mais na atual sociedade que prega as facilidades e prazeres imediatos.

"tudo posso, mas nem tudo que convém" Interessante que a Bíblia foi escrita e organizada por volta de 1900 anos atrás, as personalidades bíblicas tratam de assuntos tão atuais e rotineiros na vida humana, mas poucos desfrutam dessa carta de amor de Deus para com a humanidade, voltando...

O controlar-se é difícil, tanto que é só notar algumas pessoas que sempre dizem;"segunda vou começar um regime". Na Terça você vê a pessoa se empanturrando de comida e tudo o que tem direito, e ela responde "é semana que vem!" Essa mera ilustração define qualquer outro tipo de vício, como cigarro, bebidas, sexo, televisão, jogos....etc, etc.

No momento em que estamos cientes, que determinado uso não nos faz bem; pensamos logo em dizer e proclamar, nunca mais vou beber, fumar, pecar...isso é o desejo de parar da pessoa, o espírito dela que está falando, mas quando o corpo começa a falar mais alto, a reclamar a falta, a encomodar, e logo começa a controlar a pessoa, sem mesmo que ela perceba, parece uma possessão desenfreada, tentando saciar o desejo ardente.

Pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca"; querer acabar com um problema gigantesco de uma só vez é difícil demais, primeiro você toma noção da gravidade do problema, aos poucos vai cumprindo pequenas metas, exercendo aquilo que dê conta no momento. Não se resolve um problema de matemática de uma só vez, é bem mais fácil ir fragmentando, fazendo o que deve ser feito, naquele determinado momento, e aos poucos , de grão em grão a galinha enche o papo. Ao invés de dizer nunca, nunca, nunca, diga com toda a força por HOJE não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário