28 maio 2011

Lançai as Redes

"Eis que te faço pescador de homens"; é com essa palavra poderosa de Jesus para com Pedro que começamos a nossa reflexão e propósito de vida, fazer-se serviço ao evangelho, à Boa-nova, ao que é certo, puro e santo, pro fim o que é de Deus.

São Pedro como todos nós sabemos era um pescador, profissão essa muito comum no Mar da Galiléia, que não era tão certa como outras profissões, pois sempre variava, não é como a do jardineiro, que planta e cuida para que tenha uma boa colheita; não é como a de um carpinteiro, que transforma peças de madeira em móveis. A profissão de Pedro se dava com a espera do inesperado, é um dos exemplos, senão o melhor para representar o sentido da evangelização. O pescador joga as redes, na espera do sucesso, mas pode não ter um bom resultado, não por que ele é um péssimo pescador, mas por que os peixes não se deixaram envolver pelas redes, podem existir diversos fatores, como na evangelização, o evangelizador pode ser um ótimo pregador, um excelente exemplo de vida, mas se a pessoa não se deixar envolver, seu trabalho pode ser comprometido.

É um exercício de paciência, o evangelizador não pode desistir de procurar anunciar, é um trabalho contínuo, que lida muito com os infortúnios das circunstâncias, mas a rede sempre deve estar ali, pronta, como Deus usa da gente para falar Dele mesmo, é preciso manter-se forte e presente, por que Deus está sempre de braços abertos para quem quer.

Hoje em dia, o trabalho do pescador não é muito comum; mas existe uma tal rede, que pode ser consideravelmente grande e eficaz, é a internet. Em inglês rede é NET, e Inter é internacional, rede internacional, estamos com mais vantagens que São Pedro, temos uma poderosa arma de evangelização nas mãos. Infelizmente a internet é usada para a destruição da família, da dignidade do homem.

Cabe a nós evangelizar, lançar-se na rede! proclamar a palavra, Ide pelo mundo e anunciai a Boa Nova do reino de Deus!, hoje está bem mais fácil navegar e comunicar com qualquer pessoa do mundo; no entanto são poucos os que tem a coragem de postar ou colocar um simples palavra em seu msn, facebook e orkut.

Se não for pela onda em que a igreja se embalou, que levou ao reavivamento da fé católica, decorrente os anos de 80,90. E que continuam firmes e sólidos; como o Movimento Carismático. Nos dá orgulho de ver católicos firmes e quentes na fé, coisa muito diferente de época atrás, se era católico, ou se falava que era católico, somente para justificar o estilo de vida pagão do povo brasileiro.

Graças a Deus o Espírito Santo nos conduz, através da comunicação a Palavra de Deus chega a novas fronteiras, ultrapassam limites, e chegam a lugares que nunca poderíamos imaginar um dia estar. Confiantes caminhamos ,carregando a nossa cruz, e anunciando que existe esperança, que Deus olha por nós, basta confiarmos e persistir na fé e oração; afinal de contas nascemos para sermos de Deus, e o que podemos fazer que melhor corresponde a nossa vocação original é falar de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário