25 maio 2011

Pra mim o viver é Cristo...e pra você?

Na carta aos Filipenses, São Paulo que se encontrava em um momento decisivo, fica dividido entre morrer e viver, realmente não sabe como será o decorrer da situação. Preso e preparando-se para ser julgado, expressa uma de suas frases, que na minha opinião é uma das mais belas: no versículo 21 do primeiro capítulo, " Pra mim, de fato, o viver é cristo e o morrer é ganho."

São Paulo nos dá um exemplo de Fé verdadeiramente viva, uma Fé que extrapola o próprio valor da vida, um amor incondicional, que supera qualquer apreciação terrena e secular, ele que em sua história foi um grande perseguidor de cristão, o poderoso Saulo, topa com Jesus, e a partir deste encontro, Paulo agora, só passa a cair do cavalo, assim também somos nós, antes cair do cavalo por cristo do que para uma outra coisa.

A vida de Paulo agora se tornará pregar o evangelho, ele vivia em plena comunhão com seu Senhor, e num momento chave, eis que põe aí a prova da sua fé. Até que ponto somos capazes de sermos com Deus, até que situação temos a coragem de dizer com plena confiança, sim à Deus e não ao nosso próprio eu, realmente não é fácil viver pra cristo, e ainda por cima morrer por ele, São Paulo não era bobo, muito menos uma anta, ele sabe muito bem, que perdendo a vida é que se ganha a própria, é perdendo que se ganha, é o que nos vai dizer a bela oração de São Francisco de Assis.

Viver pra Cristo é nadar contra a correnteza, é ir contra todos os que vão, ir pra baixo é muito fácil, se deixar  levar pela correnteza é muito fácil, difícil é ir para o céu, difícil é ir contra tudo e contra todos, e ter a plena confiança que a minoria com Deus é maioria absoluta. Encontrar exemplos de enxurradas de pecado na nossa sociedade é muito fácil, não é preciso ir muito longe pra conseguir, festas, estilos de vida, modas, tribos, entretenimento, músicas, jogos, filmes, sites, entre muitos outros. Até parece que seguir e servir aquele que deu seu próprio sangue, que purgou os nossos pecados, é uma bobagem, uma coisa da vovó, uma coisa pra gente sem cultura. Isso é nadar contra a correnteza, Cristo nos chama a ser santos, a segui-lo, e Ele mesmo nos consola dizendo que não é fácil, que a cruz é pesada, mas que Ele promete o Céu, que vai arrumar um cantinho para cada um de nós. Ele é a própria vida, verdade e caminho, como podemos nos deixar iludir por situações tão banais e mesquinhas, é próprio do ser humano errar, pecar, cair, mas é de nossa maior autoria e identidade como cristão Seguir Nosso Senhor Jesus Cristo.

Vida Cristã é uma eterna luta, um eterno combate, sempre a vida dos fieis será assim, que vão ter que renunciar as próprias vontades, que não poderão cair, que afinal de contas é uma opção, o tentador só está ali lhe oferecendo, a partir do momento que a própria pessoa opta pelo pecado, é responsável pelas suas escolhas, e todas as nossas escolhas nos levam a conseqüências que dependem da escolha feita. Escolher por cristo é estar em plena comunhão com Nosso Senhor, é pra isso que nascemos, pra isso que Deus nos teceu no seio de nossa mãe, é pra louvar que fomos criados. Santo Agostinho vem nos dizer que: "o pássaro nasceu pra voar, o peixe pra nadar, e o homem pra rezar", e eu vou além, o homem tem por vocação original o amor de Deus, de viver pra cristo.

Cristo na cruz deu sua vida por nós, em gesto de amor supremo, agora chega a nossa vez de acolhermos o cálice que foi nos confiado, aceitar nossa pesada cruz e seguir nosso Mestre, como nosso próprio sinal de amor por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário