06 agosto 2011

Vocare Est

Vocação vem do grego que designa chamado, mas o que é a vocação? Palavra esta que causa tanto desconforto aos jovens desorientados vocacionalmente falando. É uma responsabilidade e tanto escolher a nossa vocação, a expressão certa seria encontrar a nossa verdadeira vocação.

No DVD da Paula Fernandes, ela fala uma frase chave: "eu não escolhi a música. A música foi quem me escolheu!". Vocação é um constante chamado interno, o nosso coração clama para ser ouvido, nós mesmos demonstramos nossa vocação na própria vida, no nosso "eu", nas nossas atitudes e escolhas. Uma pessoa que não se conhece não conhece a sua própria vocação. Por que a sociedade de hoje, nossas crianças escolhem profissões e não suas vocações. As mais escolhidas são as que dão mais lucro, medicina, direito, engenharia, jogador de futebol, modelo, etc, etc, quanto mais der dinheiro melhor, e não importa se é para salvar vidas, ou para destruí-las, o importante é o final do mês, o importante é a folha de pagamento, sei lá se médico ou juiz tem folha de pagamento, que seja.

As crianças são o reflexo da nossa sociedade, e que crianças estamos criando dentro de nossas casas, são programadas para lucrar, para pensar não no próximo como pessoa, mas no próximo como jeito de ganhar mais dinheiro. Não vemos mais aspirantes. Crianças que refletem e imaginam-se grandes heróis salvando o dia, não sonham mais, ninguém quer ser mais o super-homem ou algo parecido...triste fato.

A vocação anda junto com a imaginação, só quem sabe sonhar é quem tem noção da sua vocação, o sonhar e o íntimo da pessoa estão diretamente ligados ao seu chamado interior. Sonha-se vocação, sonhamos progredir na vida, sonhamos alcançar o céu na nossa profissão vocacionada, aquilo que nos dá prazer. Precisamos procurar o que nos torna felizes, e não o que torna nossos bolsos mais volumosos! precisamos nos encontrar no que fazemos, tem tanta gente que é embalador de supermercado e que é feliz, e empresário que ganha rios de dinheiro que é infeliz na profissão, e não vamos cair no preconceito de que o embalador é mais importante que o empresário, cada um tem sua função específica, cada um tem sua função. ahh o que seria do empresário sem os embaladores, sem os panfleteiros, os garis. sentiriam logo sua falta.


Na nossa adolescência é realmente muito difícil encontrar a profissão de toda uma vida, o importante é se conhecer, e conhecer o que a profissão vai lhe proporcionar, garanto que se o fator dinheiro fosse excluído, as profissões e cursos mais concorridos cairiam drasticamente! GARANTO! se está em dúvida, procure, converse com os profissionais da areá, se torne íntimo da profissão. E analise se ela corresponde com o seu você, não há ninguém que saiba mais sobre você do que você mesmo. Procure o que lhe causa aspiração, o que lhe dá prazer, o que realmente dá gosto, quando for estudar, que aquilo que escolher-se lhe dê tesão! sério, agente tem que ganhar a nossa vida com aquilo que nos faz felizes, não há jeito mais gostoso de viver do que essa, a rotina e a espera do pagamento é terrível, você vive para receber, somente isso. Se presta um serviço e você recebe, é quase uma "prostituição de carreira". Não é uma aventura constante, é somente uma espera, uma repetição, e logo se torna uma chatice descomunal. É bem melhor trabalhar com o que gostamos, do que trabalhar gostando do salário. Por que a vida é repleta de altos e baixos, tendo a certeza do que gosta e ama verdadeiramente, você consegue se sobressair, não vai ficar desesperado caçando alguma coisa melhor, alguma oportunidade melhor, lembre-se a melhor oportunidade é a que a aproveitamos.

Deus nos chama a ser felizes, existe tantos talentos desperdiçados que ele presenteou, tantos sonhos, tantos músicos, tantos artistas, que deixaram o sonho morrer, pior, deixaram a vocação morrer...meus pêsames aos sonhos e talentos perdidos...mas tudo pode ser renovado! nosso lema, o lema Aurea! o lema da terceira pessoa da santíssima trindade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário