14 agosto 2011

O Salário do Pecado é a Morte!

"Que o pecado não reine mais em vosso corpo mortal, levando-vos  obedecer às suas paixões."

Definição de pecado: é um termo comumente utilizado em contexto religioso, descrevendo qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis Divinas. No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo, ideal ou padrão. Em latim, o termo é vertido porpeccátu.


Segundo Santo Agostinho, o pecado é "«uma palavra, um acto ou um desejo contrários à Lei eterna»", causando por isso ofensa a Deus e ao seu amor. Logo, este acto do mal é um "abuso da liberdade" e fere a natureza humana. "Cristo, na sua morte na cruz, revela plenamente a gravidade do pecado e vence-o com a sua misericórdia". Há uma grande variedade de pecados, distinguindo-lhes "segundo o seu objecto, ou segundo as virtudes ou os mandamentos a que se opõem. Podem ser directamente contra Deus, contra o próximo e contra nós mesmos. Podemos ainda distinguir entre pecados por pensamentos, por palavras, por acções e por omissões".
A repetição de pecados gera vícios, que "são hábitos perversos que obscurecem a consciência e inclinam ao mal. Os vícios podem estar ligados aos chamados sete pecados capitaissoberbaavarezainvejairaluxúriagula e preguiça". A Igreja ensina também que temos responsabilidade "nos pecados cometidos por outros, quando culpavelmente neles cooperamos". A doutrina católica distingue o pecado em 3 categorias:
  • pecado original, que é transmitido a todos os homens, sem culpa própria, devido à sua unidade de origem, que é Adão e Eva. Eles desobedeceram à Palavra de Deus no início do mundo, originando este pecado, que, felizmente, pode ser actualmente perdoado pelosacramento do Baptismo. Este pecado faz com que "a natureza humana  fica  submetida à ignorância, ao sofrimento, ao poder damorte, e inclinada ao pecado".
  • pecado mortal, que é cometido "quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do Inferno, se dele não nos arrependermos" sinceramente .
pecado venial, "que difere essencialmente do pecado mortal, comete-se quando se trata de matéria leve, ou mesmo grave, mas sem pleno conhecimento ou sem total consentimento. Não quebra a aliança com Deus, mas enfraquece a caridade; manifesta um afecto desordenado pelos bens criados; impede o progresso da alma no exercício das virtudes e na prática do bem moral; merece penas purificatórias temporais", nomeadamente no Purgatório.

O catecismo vai dizer....

§1849 A definição do pecado

O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como "uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna".

§1850 O pecado é ofensa a Deus:
 "Pequei contra ti, contra ti somente; pratiquei o que é mau aos teus olhos" (Sl 51,6). O pecado ergue-se contra o amor de Deus por nós e desvia dele os nossos corações. Como o primeiro pecado, é uma desobediência, uma revolta contra Deus, por vontade de tornar-se "como deuses", conhecendo e determinando o bem e o mal (Gn 3,5). O pecado é, portanto, "amor de si mesmo até o desprezo de Deus". Por essa exaltação orgulhosa de si, o pecado é diametralmente contrário à obediência de Jesus, que realiza a salvação.

Penalidade contra a natureza divinamente humanizade e santificado por Cristo. Não passa de uma falta, que a primeira vista tem um encarte irrelevante, mas sua natureza obscura e tenaz está disfarçada e ocultada. Sempre quando se peca, é por opção! .Um pecado nunca será propriamente inevitável, somente quando se beira e tangência o seu perigo; ou seja quando se estimula e permanece próximo ao pecado em si.

Para se vencer o pecado, já que é uma opção, é evitar as situações que te levam ao pecado, pois facilmente serás conduzido a pecar, já que está "cutucando a onça com uma vara curta". É preciso fugir das situações, e ao máximo, com todas as forças. Por que o pecado tem uma boa aparência, tem um gosto peculiar, especialmente quando é algo proibido. Algo natural do ser humano procurar o que é proibido, aquela velha frase "o proibido é mais gostoso". Mesmo com seu disfarce, sabendo de sua natureza de prazer instantâneo, ainda com toda essa consciência o instinto na hora fala mais alto.

"O espírito está pronto, mas a carne é fraca".

Para vencer-mos o pecado, basta o fator querer .Se a pessoa em si, não quiser mudar, não quiser parar de pecar, parar de manter o vício, parar com a vida pecaminosa, parar com a vida fora da vontade de Deus. Não adianta querer para os outros.

E viver a realidade do PHN, por HOJE não vou pecar, a seu dia basta sua preocupação, e também a sua santificação, é bem mais fácil buscar a santidade por um dia de 24 horas, do que uma eternidade sem fim, ilusão quem diz para sempre, pois o que realmente existe é o hoje, é o calendário de Deus.

Viva o PHN! agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário