20 maio 2012

" INSISTE OPORTUNA OU INOPORTUNAMENTE,." (2Tm 4,2)

"PROCLAMA A PALAVRA, INSISTE OPORTUNA OU INOPORTUNAMENTE, CONVENCE, REPREENDE, EXORTA, COM TODA A PACIÊNCIA E COM A PREOCUPAÇÃO DE ENSINAR." (2Tm 4,2)

Essas palavras dirigidas a Timóteo por São Paulo, devem ser direcionadas pra cada um de nós hoje, precisamos investir sim na evangelização, no testemunho na vivência em Cristo.

Hoje em dia se comunicar está fácil demais, em instantes o mundo inteiro sabe o que você fez, o mundo inteiro sabe o que acontece em  qualquer parte do globo, o tempo que custa é só o de escrever e de enviar. Muito diferente com a época da Igreja nascente.

Evangelizar é levar o evangelho a outros, uma vez estava em uma formação, e o formador perguntou, quantos evangelhos existem? todos respondemos 4. Ele perguntou de novo, quantos evangelhos existem, ouve silêncio, um lá gritou 12 não reconhecidos pelo cânon, por fim, ele respondeu. Existe 1 evangelho, existe uma palavra que se fez carne.


 Existe 1 Evangelho que é Jesus Cristo, por isso devemos ir ao mundo inteiro anunciar Cristo, sei lá como você pode fazer isso, existem maneiras, tantas possibilidades, isso tudo depende da vontade, do ímpeto do Espírito Santo que devemos nos abrir. Você pode criar um blog, digitar e criar uma frase com conteúdo cristão, você pode compartilhar imagem no Facebook, pode fazer uma porção de coisas. Mas não deixe somente para os Padres, Missionários, Pregadores, etc, o trabalho da evangelização, não deixe para o Mons. Jonas, Pe. Fábio de Melo, Papa, fundador da comunidade, pároco da sua paróquia, o pregadores do seu grupo. Não! meu caro o nosso trabalho, a nossa missão como cristãos, é testemunhar Cristo, aí você vai dizer que não sabe pregar, que não fez formação, que não tem o chamado, blá, blá... Já vi muitas pregações ungidas, poderosas não feitas com palavras, não ditas dentro da Igreja, nem de um grupo de oração, já as vi encarnada em pessoas, já vi escrita com ações simples, mas grandiosas! Já vi testemunhos que mudaram e marcaram a vida de muitos, inclusive a minha. 
Já vi padres pregar com humildade com a própria vida. 

É esse o nosso trabalho como evangelizadores, antes de podermos transmitir a palavra encarnada, precisamos encarnar a palavra em nossas vidas, e poder dizer que já não sou em quem vivo, mas é Cristo que vive em mim!

Meus caros, não vos deixeis dominar pelo espírito da timidez! a timidez só atrapalha a vida de alguém, ela nunca valeu a pena, por que se algo dentro de si chamou a atenção, se algo atinou dentro do seu coração é por que Deus está usando o meio mais comum entre a comunicação d'Ele para com os seres humanos, o coração. Deus fala através do coração. Por isso não tenha medo de falar, não tenha medo de se expor, por que você não está se expondo, mas exponha uma verdade que é de Deus, então logo é verdade, e logo se alguém te zoar dizendo que pode estar errada, é por que esta pessoa já está errada.

Já deixamos muita coisa passar, o cavalo selado passou por nós, o pior arrependimento é por aquilo que não fazemos, e se deixamos de evangelizar por medo, a Igreja perde, é mais uma vida que perdeu uma chance de salvação, perdeu a chance de conhecer a Cristo, e não é nada bom privar alguém de uma graça tão considerável, é realmente questão de vida ou morte!

Por isso, não tenha medo de evangelizar! Deus não nos deu um espírito de medo, mas sim de coragem!

"PROCLAMA A PALAVRA, INSISTE OPORTUNA OU INOPORTUNAMENTE, CONVENCE, REPREENDE, EXORTA, COM TODA A PACIÊNCIA E COM A PREOCUPAÇÃO DE ENSINAR." (2Tm 4,2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário