01 julho 2012

Formação para Pregadores: O Auto-Conhecimento


Antes de assumir a grande responsabilidade de falar de outras pessoas, acontecimentos e principalmente da Palavra de Deus, o pregador precisa se auto-conhecer a fundo.

Meu intuito com este, e outros artigos da série “Formação de pregadores”, não é tornar-me um formador a ponto de você, estimado leitor, dispensar as formações de pregadores da RCC de sua diocese ou dos movimentos diocesanos nos quais você está inserido, bem como recomendados pelo cléro ou bispos de sua diocese. O que quero aqui, é partilhar um pouco da minha vida e da minha formação como pregador da Palavra de Deus dentro do pouco de experiência vivida dentro do movimento da Renovação Carismática Católica. Espero que este e tantos outros artigos possa lhe ajudar a ser um pregador muito melhor, pois Deus precisa que Sua Palavra seja pregada com poder, ousadia e abandono.

Santa Tereza Dávila dizia: “Um minuto de auto-conhecimento vale mais que 24 horas de oração”. Esta frase é bem verdadeira. O auto-conhecimento tem a capacidade de me fazer descobrir quem eu sou de fato, não só revelando minha verdadeira personalidade mais também me fazendo entender melhor minhas reações, fraquezas e paixões. Conhecendo-as, é bem mais fácil de administrá-las e principalmente de criar um plano de conversão fiel e verdadeiro, dentro das minhas possibilidades e capacidades como pessoa. Existe um livro muito famoso no meio corporativo e que é muito lido por executivos de empresas, que diz: “SE VOCÊ SE CONHECE E CONHECE O INIMIGO, NÃO PRECISA TEMER O RESULTADO DE 100 BATALHAS; SE VOCÊ NÃO SE CONHECE E CONHECE O INIMIGO, PARA CADA BATALHA GANHA PERDE UMA; SE VOCÊ NÃO SE CONHECE E NÃO CONHECE O INIMIGO PERDE TODAS. Sun Tzu, A Arte da Guerra.”. Isso é a mais pura verdade! De nada me adianta ser um grande conhecedor da Palavra de Deus, das artimanhas de Satanás, das doutrinas da Igreja, dos estatutos da RCC do meu país, estado ou diocese, se antes de mais nada eu não conhecer o que há de mais básico: EU MESMO.



Quando o pregador não se conhece profundamente, corre-se o grande risco deste pregador ter uma baixa auto-estima e principalmente dele não gostar de si mesmo. Sem amor próprio eu não posso dar-me ao luxo de ser fonte de amor para outras pessoas. Se eu não me amo eu não consigo amar os outros ao meu redor, pois eu não conheço tal sentimento. Se eu, como pregador da Palavra de Deus, não vasculho meu coração e minha história atrás de informações que possam me ajudar a entender minhas fraquezas e minhas reações, dificilmente eu conseguirei entender meu irmão que sofre do mesmo problema. Se o pregador não gosta de sua companhia, dificilmente conseguirá relacionar-se com os que estão à sua volta. E todos sabemos que a pregação é uma forma de comunicação que utiliza a oratória da palavra, neste caso, através da ação do Espírito Santo onde a Palavra é a de Deus.

Ao longo de vários anos, muito ouvi dizer sobre formação de pregadores. A pessoa que recebe do próprio Deus o chamado a pregar Sua Palavra, tem seus fundamentos espirituais, técnicos e teológicos reforçados. Os pregadores mergulham em informações e mais informações sobre doutrinas, história da Igreja, sobre estudos bíblicos, sobre a pessoa de Jesus Cristo, os santos e tantos outros assuntos inerentes e importantes para que o ministério seja exercido com poder, autoridade e principalmente com verdade. Tudo isso é muitíssimo importante e deve fazer parte da formação do pregador. Porém, pergunto, e a formação da pessoa do pregador? Ela também é tão importante quanto a formação técnica, se assim podemos chamar. De nada adianta o pregador conhecer todo o Catecismo da Igreja Católica e a vida de vários santos se ele não conhece a sua propria vida. Conhecer-se como pessoa é, antes de qualquer outra coisa, deixar Jesus Cristo me mostrar quem eu realmente sou. É nisso que cremos. O meu auto-conhecimento só tem eficácia e traz benefícios quando é feito junto com a pessoa de Jesus Cristo, através de momentos de reflexão, oração e cura interior. Muitas das nossas ações são pautadas em situações vividas no passado e que deixaram marcas na nossa alma, visíveis somente pelo poder do Espírito Santo. Antes de me tornar pregador eu preciso me tornar uma pessoa e conhecer meus sentimentos, meus limites, minhas emoções, meus medos, angústias, sofrimentos, sonhos e tudo quanto mais eu puder aprender sobre mim mesmo. Os pregadores que exercem seu ministério com poder, certamente aprenderam a conhecer-se a si mesmos e aprenderam muito com este ato curador e libertador.

Reflita, com calma e em silêncio, sobre quem você é de fato. Por que quer pregar a Palavra de Deus? Por que você reage deste jeito diante das situações? Busque o auto conhecimento através da ação do Espírito Santo e peça a Jesus Cristo para lhe mostrar o caminho rumo ao seu auto-conhecimento.

Deus te capacite! Paz, força e auto-c0nhecimento a todos nós.

Fraternalmente,

Fonte: Alan Cota

Nenhum comentário:

Postar um comentário